15.5 C
Guimarães
Sábado, Abril 20, 2024

Azurém: oposição pede requalificação das escolas do ensino básico

Economia

Subscrita pelos membros eleitos nas listas do Partido Social Democrata (PSD), Centro Democrático e Social (CDS) e pela Coligação Democrática Unitária (CDU) a moção ajuda a contribuir para melhorar as escolas da freguesia.


Os deputados da oposição, na Assembleia de Freguesia de Azurém, apresentaram uma moção com “o objectivo de beneficiar a comunidade e numa lógica de investimento público no futuro das nossas crianças”.

E fundamentaram-na depois de terem visitado as escolas da Freguesia de Azurém (EB1/JI de Santa Luzia, EB1 da Pegada e EB1 de Monte Largo), com “o objectivo de conhecermos de perto a realidade de cada uma destas escolas, as suas valências, mas também as suas necessidades imediatas para o bem-estar da comunidade escolar, e, acima de tudo, das crianças que as frequentam”.

“Para assegurar às crianças um regresso às aulas com as melhores condições possíveis”.

Os deputados acrescentaram que “com o aproximar do início de mais um ano lectivo entendemos que este seria o momento ideal para se proceder a obras de beneficiação e requalificação para assegurar às crianças um regresso às aulas com as melhores condições possíveis”.

Na moção apresentada em 27 de Junho, na sessão da Assembleia de Freguesia, “propusemos que fossem realizadas várias intervenções em cada uma das escolas, que deveriam ser assumidas pela Junta de Freguesia de Azurém de uma forma responsável, face à ausência de investimento da Câmara Municipal de Guimarães nestes equipamentos”

Justificam que “esta proposta, em momento algum, prejudicaria o orçamento do executivo da junta, que tem actualmente um saldo de gerência de 128 mil euros”, como “um contributo suprapartidário e em manifesto benefício da comunidade e numa lógica de investimento público no futuro das nossas crianças”.

Porém, “e com muita pena nossa, mais uma vez, os membros eleitos pelo Partido Socialista votaram contra esta moção argumentando que este é um assunto que está nas mãos da Câmara Municipal de Guimarães, reforçando que confiam no trabalho que a Junta de Freguesia de Azurém e a Câmara Municipal de Guimarães estão a desenvolver”

“Os deputados do PS, esquivam-se a questões essenciais para a freguesia”.

Defendem que “desta forma, os deputados do PS, esquivam-se a questões essenciais para a freguesia”. E sublinham que em 2013 o candidato à Junta de Freguesia, defendia “ser um dever manter as escolas em perfeitas condições”, e, repetiu, “essas promessas, em 2017, ao pedir a construção de um centro escolar”

Ao fim do terceiro mandato, “a Junta tem-se limitado a prestar apoio logístico e empurrar responsabilidades que também são suas para o Município”.

Reafirmam, os deputados do PSD, CDS e CDU que “as escolas da freguesia têm muitas carências e não desistiremos de defender a melhoria das suas condições na esperança de que, por insistência e persistência, acabemos por contribuir para um futuro melhor para as crianças de Azurém”.

📸 Direitos Reservados

© 2022 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias