11.6 C
Guimarães
Quinta-feira, Abril 25, 2024

Autárquicas: começam as posses depois de concluído o escrutínio

O processo eleitoral das Autárquicas 2021 ficou concluído com a eleição da Assembleia da União de Freguesias de Sande Vila Nova e Sande S. Clemente.



Tiago Rodrigues é o novo presidente da Junta de Freguesia. Eleito pela Coligação Juntos por Guimarães (JpG), o novo presidente obteve 1166 votos nesta segunda volta da votação contra 961 da candidata do PS, Lucinda Oliveira.

Nas eleições de 26 de Setembro, os dois candidatos obtiveram 893 votos, um empate que obrigou a uma segunda votação e que concluiu ontem o processo eleitoral autárquico, em Guimarães.

A CDU que também havia concorrido, com José Mendes como cabeça de lista, obteve agora 42 votos, menos que os 102 do primeiro escrutínio.

Votaram 2200 eleitores, num universo de 3202, ou seja mais 311 cidadãos do que na primeira votação.

A Coligação Juntos por Guimarães passa a ter agora 12 presidentes de Junta de Freguesia: nas vilas de S. Torcato e Selho S. Jorge, no centro da cidade, na União de Freguesias da Oliveira, S. Paio e S. Sebastião, em Creixomil, Costa, Aldão e nas Uniões de Freguesia de Abação e Gémeos, Airão Stª. Maria, Airão S. João e Vermil, Selho S. Lourenço e Gominhães, Briteiros S. Salvador e Stª. Leocádia e agora em Sande Vila Nova e Sande S. Clemente.

FREGUESIA:PRESIDENTE:
AldãoMartinho Fernandes
CostaVítor Pereira
CreixomilAntónio Gonçalves
Prazins (Stª Eufémia)Natália Ribeiro
São TorcatoAlberto Martins
Selho (S. Jorge)António Ribeiro
UF Abação e GémeosJosé Araújo
UF Airão Stª Maria, Airão S. João e VermilTiago Silva
UF Briteiros S. Salvador e Briteiros Stª LeocádiaDiogo Costa
UF Oliveira, S. Paio e S. SebastiãoRui Silva
UF Sande Vila Nova e Sande S. ClementeTiago Rodrigues
UF Selho S. Lourenço e GominhãesDaniel Oliveira
© Direitos Reservados

Nas 48 freguesias do concelho de Guimarães, o PS tem a presidência das restantes 36 freguesias, que compõem o território administrativo vimaranense, numa representação bipolar entre os socialistas e os partidos PSD/CDS.

Foram, assim, eleitos para as 48 Assembleias de Freguesia 260 autarcas do PS, 171 da Coligação Juntos por Guimarães, 13 em representação da CDU, sete em listas de cidadãos independentes e um pelo RIR, partido que concorreu apenas à União de Freguesias da cidade.

Com a posse dos novos autarcas, haverá naturais substituições nos eleitos que serão distribuídos uns para a Junta de Freguesia e outros para a Assembleia de Freguesia.

Das 48 freguesias há 46 com maioria absoluta dos partidos que conquistaram as presidências de Junta. Tal significa que não dependerão da oposição para nada.

Gondar e Airão Stª. Maria, S. João e Vermil são as excepções. Em Gondar, o PS foi o mais votado mas a lista da Coligação Juntos por Guimarães (2), CDU (2) e a lista de independentes (1) têm a maioria. 

Em Airão Stª Maria, S. João e Vermil, a Coligação Juntos por Guimarães foi a mais votada mas a lista de independentes (3) e o PS (2), têm a maioria.

A composição dos executivos poderá indicar se para o futuro será encontrada uma solução de estabilidade, com os partidos mais votados a encontrarem um ou mais parceiros numa solução de governação.

© 2021 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER
PUBLICIDADE • CONTINUE A LER
PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Leia também