23.4 C
Guimarães
Terça-feira, Abril 23, 2024

Assembleia Municipal: Desagregação de freguesias, actividade da Câmara e transferência de competências

Economia

A 40ª sessão da Assembleia Municipal continuou ontem, 19 de Dezembro, destacando-se os temas da desagregação de freguesias, a análise do relatório da actividade da Câmara e transferência de competências no domínio da Acção Social.


Dando continuidade à sessão iniciada na passada Sexta-feira, dia 16 de Dezembro, a segunda reunião iniciou-se no ponto seis da ordem de trabalhos, referente aos impostos, e terminou no ponto 19, relativo à transferência de competências para a Câmara Municipal de Guimarães no domínio da Acção Social. Está prevista uma terceira reunião para dia 21 de Dezembro, Quarta-feira.

Dos temas que geraram mais discussão, a desagregação de freguesias foi o primeiro posto em cima da mesa. Foram votadas em conjunto as desagregações da freguesia de Tabuadelo e São Faustino, de Serzedo e Calvos, de Conde e Gandarela, de Prazins Santo Tirso e Corvite, de Sande Vila Nova e Sande São Clemente e de Airão Santa Maria, Airão São João e Vermil. Todas estas uniões viram a sua desagregação aprovada com abstenção da Iniciativa Liberal e do CDS e votos a favor dos restantes partidos.

A desagregação da freguesia de Souto Santa Maria, Souto São Salvador e Gondomar foi votada à parte, tendo sido rejeitada com votos contra da bancada do PSD e do PS, abstenção do CDS e IL e votos a favor da CDU, Bloco de Esquerda e Chega.

A análise do relatório da actividade da Câmara Municipal de Guimarães foi o ponto que gerou mais discussão, sendo que cada partido dispunha de 30 minutos para fazer o balanço e apreciação daquilo que foi e não foi feito pelo executivo camarário. Todos os partidos expressaram as suas análises, dando oportunidade à Câmara de responder, sempre que acharam pertinente.

Quanto à transferência de competências para a Câmara Municipal de Guimarães no domínio da Acção Social, os diversos partidos expuseram as suas preocupações mas o presidente da Câmara, Domingos Bragança, assegurou que a proximidade contribui para os cidadãos se sentirem mais representados. A medida foi aprovada com o voto contra do Bloco de Esquerda, a abstenção da Iniciativa Liberal e os votos favoráveis das restantes bancadas partidárias.

📸 GA!

© 2022 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias