16.7 C
Guimarães
Sexta-feira, Novembro 15, 2024

Dados: vão ser partilhados na União Europeia

O Parlamento Europeu (PE) aprovou esta Quarta-feira a lei que promove a partilha de dados dentro da União Europeia com o objectivo de estimular a inovação.


Uma lei que promove a partilha de dados na União Europeia, com o objectivo de “estimular a inovação” na tecnologia digital, foi aprovada no PE com 501 votos a favor, 12 contra e 40 abstenções.

O acesso a dados é crucial na economia global e a Comissão Europeia teme que a falta de confiança entre os cidadãos e as empresas esteja a impedir que todo o potencial de inteligência artificial seja explorado.

O documento esclarece “as condições de acesso e transferência de dados para que possam circular no mercado interno e gerar valor, garantindo ao mesmo tempo um quadro de confiança para a sua utilização”, sublinhou o comissário europeu do Mercado Interno, Thierry Breton, citado pela agência Lusa.

O texto estabelece novas regras para impor a “neutralidade” dos “intermediários”, cuja missão é “conectar quem tem dados e quem quer usá-los”, disse Thierry Breton. A partilha de dados vai ser encorajada pela criação de “espaços de dados europeus comuns” para a saúde, o ambiente, a indústria ou a administração.

Esses espaços podem ser utilizados por actores da investigação científica ou da sociedade civil.

📸 European Union

© 2022 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

LEAVE A REPLY

Escreva o seu comentário!
Please enter your name here

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER
PUBLICIDADE • CONTINUE A LER
PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Leia também