Sampedro: marca e empresa centenária no universo têxtil

Um professor universitário, um antigo oficial e um comerciante, são a génese da Sampedro que se tornou centenária, em 2021.


A Sampedro é, hoje, uma referência na produção têxtil, uma marca de confiança nos mercados internacionais do têxtil-lar. A sua presença na Heimtextil, em Frankfurt (Alemanha), é habitual, num contexto de internacionalização que a torna notada na produção de lençóis de cama.

Com estes activos, cimentados em valores como a exigência, a qualidade, a par do idealismo e romantismo dos seus fundadores, a Sampedro foi-se afirmando pelo esforço e dedicação desde o tempo dos seus fundadores. Álvaro Machado, professor universitário, Eduardo Rodrigues Machado, seu irmão e antigo oficial, Luís Eugénio d’Oliveira Braga, comerciante no Porto. Estes três mosqueteiros, dedicaram-se à indústria têxtil, que em 1921 já impulsionava Guimarães, deixando um legado que se transformou num grupo empresarial alimentado, sucessivamente, por três gerações até à actualidade.

©GA! Heimtextil 2012

Começando por ser fabricante de tecidos de linho para confecção, de lençóis e atoalhados, a Sampedro nunca deixou o linho incorporado nos seus produtos, evoluindo para matérias-primas de algodão e algodão/poliéster e felpos.

Na sua actividade, a empresa orgulha-se da sua história e dos seus feitos, como o de ter sido a primeira empresa a produzir lençóis em xadrez, às riscas e estampados. E de ser um produtor reconhecido de roupa de cama, em que a marca Sampedro ganha vida e mostra-se perene apesar dos 100 anos de vida.

A empresa com sede em Lordelo, implanta-se numa área considerável de terreno, por onde passa o comboio que vai de Guimarães ao Porto, também beijada pelo rio Vizela. É uma das empresas ambientalmente responsáveis, com certificações internacionais. Está entre as empresas de Guimarães que optaram pela “co-geração”, um processo que permite a produção de energia própria, consolidado no tempo em que Mira Amaral foi Ministro da Indústria, nos governos de Cavaco Silva.

©GA! Heimtextil 2020

O universo empresarial da Sampedro é formado por três empresas: a Sampedro SGPS, a Sampedro Energia e a Empresa Industrial Sampedro, todas sociedades anónimas. É nestas empresas que podem ainda ver-se descendentes dos fundadores. José Eduardo Machado e seu irmão Paulo Machado, bem como uma geração mais recente de Machados que se incluem na administração: Maria, Pedro e Margarida Machado. Simão Gomes, é o presidente do conselho de administração, sendo José Pedro Gomes também administrador que dão forma a esta empresa familiar e que garantirão o futuro próximo da empresa, do grupo e dos ramos da família com os mesmos valores que estiveram na base da sua fundação.

© 2021 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

2,626FansCurti
0SeguidoresSeguir
70SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Edição impressa

Leia também

Obras municipais: não há planeamento mas o que se faz é bom

O PSD refere que as obras em curso não têm planea...

O corpo das mulheres nunca será uma arma

Existe, indubitavelmente, uma diferença entre os ...

Ciclismo: representação nacional na UCI com um vimaranense

O Congresso da União Ciclista Internacional (UCI)...

UMinho: José Campos e Matos lidera a YES For Europe

A Confederação Europeia de Jovens Empresários, or...