Feiras: internacionalização das empresas só mesmo via digital

Todas as feiras internacionais, de vários sectores económicos, estão a ser afectadas pela propagação da Covid-19, no mundo.


A Heimtextil acaba de suspender a sua feira, a maior do mundo em têxteis-lar. Depois de ter sido anulada a edição normal de Janeiro, também a possibilidade de se realizar em Maio, de 2021, num trio de feiras, acaba de ser rejeitada pela Messe de Frankfurt que perspectiva uma Heimtextil de 11 a 14 de Janeiro de 2022. Na página da Heimtextil são prestadas todas as informações quer por respostas a perguntas frequentes como a possibilidade obter press-releases sobre todos os eventos e feiras, a maioria das quais já viram canceladas as edições de 2021. Recorde-se que a feira de Frankfurt, era para o sector do têxtil-lar, uma espécie de barómetro do sector.

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Inúmeras feiras apostam numa edição online, como sucedâneo, de modo a manter vivo o comércio internacional.

A Home From Portugal, que organiza a participação de empresas nacionais, em certames de têxtil-lar refez o seu calendário, propondo à AICEP/Compete 2020, a reformulação do projecto que abria a presença de inúmeras empresas em feiras por vários continentes.

Com a manutenção da actual pandemia, a opção por feiras digitais começa a ganhar terreno. Há cerca de uma centena de feiras digitais e híbridas de têxteis-lar e decoração, sendo as mais apetecíveis para as empresas portuguesas, as de Osaka no Japão, Auckland, Melbourne, Sydney, Nova York, Las Vegas, Dubai, Bogotá, São Paulo, Colônia, Frankfurt (Ambiente), Frankfurt (Heimtextil), Milão, Londres, Paris, Valência, Birmingham, Moscovo e Istambul. 

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Também a Guimarães Home Fashion Week, prevista para Junho só pode ser realizada online. A Associação Home From Portugal reconhece que as acções de internacionalização programadas não o sejam em termos físicos, funcionando antes como um showroom.

O evento que habitualmente decorria na Pousada da Costa tem data prevista de 15 a 18 de Junho de 2021, onde 60 empresas podem contactar cerca de 500 “buyers” e “decision-makers” que conhecem este evento e onde será já possível ligar, através de contactos virtuais, e contactar as empresas que se mostram nesta plataforma: showroomlive.pt.

© 2021 Guimarães, agora!


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