BPI: Isabel Furtado ganha 3ª edição do prémio Mulher Empresária

O BPI anunciou, esta manhã, a mulher empresária que venceu a 3ª edição do prémio que destaca e vinca o talento e a excelência profissional.


Isabel Furtado, está na liderança da TMG Auto desde 2008, empresa que se tornou, hoje, a segunda maior no sector de interiores de automóveis a nível europeu, com uma grande capacidade exportadora, reconhecida pela sua inovação e know-how industrial.

O seu talento e a excelência profissional no conjunto das mulheres portuguesas, foi agora destacado, passando a pertencer ao grupo das mulheres que o BPI destaca pelas suas carreiras, visão estratégica, capacidade de inovação e liderança.

No seu percurso profissional, após a sua formatura em Economia, Isabel Furtado teve sempre papel de destaque na TMG, ao mesmo tempo que não se desligava das associações e entidades empresariais. Por isso, foi a primeira mulher a presidir à Cotec Portugal, cargo que ocupa desde 2018. E entre outras representações, faz parte do grupo de parceiros associados ao MIT Portugal, com sede na Universidade do Minho.

O Prémio BPI Mulher Empresária reconheceu também o compromisso de Isabel Furtado na área da sustentabilidade, em particular por ter conduzido a TMG Automotive a integrar o United Nations Global Compact (UNGC), a iniciativa das Nações Unidas de cidadania empresarial. A gestora dedica também parte da sua vida a acções de voluntariado em Portugal e no estrangeiro.

© GA!

“Na TMG estamos muito empenhados na promoção da diversidade e da igualdade de género e de oportunidades…”

A empresária, Isabel Furtado considera: “É uma honra estar ao lado das notáveis mulheres que este prémio tem vindo a distinguir, que se destacam pela sua liderança e sucesso em vários domínios empresariais e sociais. Na TMG estamos muito empenhados na promoção da diversidade e da igualdade de género e de oportunidades. Queremos que as jovens líderes do futuro estejam preparadas para enfrentar os desafios de uma forma ética e socialmente responsável, nunca descurando o ambiente. Mas, mais importante do que serem excelentes profissionais, é fundamental saberem que podem fazer a diferença no mundo como seres humanos”.

Casada com o médico José Manuel Furtado, director do Serviço de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital Senhora da Oliveira, em Guimarães, Isabel Furtado dirige a empresa com sede na vila de Ponte, em Guimarães, do grupo empresarial construído pelo seu pai, onde trabalha, a TMG Automotive.

Com o prémio do BPI – que resulta da colaboração da International Women’s Entrepreneurial Challenge (IWEC), uma rede internacional de mulheres empresárias de sucesso, que pretende apoiar as suas empresas a expandirem-se e acederem a novos mercados, Isabel Furtado será reconhecida no IWEC Awards 2020 que decorre hoje e amanhã, em formato virtual.

O Prémio BPI Mulher Empresária, agora na sua 3ª edição, tem vindo a consolidar-se uma iniciativa relevante na promoção da diversidade, dando o seu contributo para impulsionar a igualdade de género na sociedade portuguesa e na liderança das empresas. Na 1ª edição em 2018, foi distinguido o percurso de sucesso da empresária Leonor Freitas, da Casa Ermelinda Freitas.

No ano passado, Manuela Medeiros, sócia-fundadora da Parfois, foi a seleccionada para representar as gestoras portuguesas nos IWEC Awards. “Foi uma honra receber este prémio e ter a oportunidade de representar Portugal neste fórum internacional onde é destacado o trabalho de mulheres empresárias. Este foi o reconhecimento do esforço e da persistência da equipa PARFOIS, onde somos maioritariamente mulheres. A experiência de conhecer em primeira mão os projectos desenvolvidos por outras empresárias em diversos países e, tendo em conta as dificuldades existentes não só ao nível dos recursos económicos, mas também sociais, foi muito enriquecedora, confirmaram que o compromisso, esforço e persistência são a garantia de sucesso e não o género do empresário”, assinalou Manuela Medeiros.

Os IWEC Awards são uma iniciativa lançada em 2007 pela Câmara de Comércio de Barcelona, em colaboração com a Câmara de Comércio de Manhattan e a FICCI/FLO (Confederação de Câmaras de Comércio e Indústria da Índia) e que, para além disso, conta com a cooperação da Câmara de Comércio da Cidade do Cabo na África do Sul e do Departamento de Estado dos Estados Unidos.

Nos anos seguintes o evento decorreu em Nova Iorque (2008), Nova Deli (2009), Cidade do Cabo (2010), Nova Iorque (2011), Barcelona (2012), Lima (2013), Estocolmo (2014), Istambul (2015), Bruxelas (2016), Seattle (2017), Pequim (2018) e Nova Deli (2019). Este projecto, ao qual o BPI se associou pela primeira vez em 2018, conta com o CaixaBank como parceiro fundador, com a escola de negócios IESE e com várias outras organizações de renome internacional.

© 2020 Guimarães, agora!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

2,064FansCurti
0SeguidoresSeguir
66SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Edição impressa

- publicidade -

Leia também

Dezembro “recolhe-te”!

Estamos no último mês do ano! 2020 teve um misto ...

Comércio: faça compras no comércio local pela via digital

A aplicação que vai permitir dinamizar uma relaçã...

Muralhas no tempo

Caminhamos para o final do presente ano, e que an...