Vinho Verde: promoção chegou à Rússia

Vários produtores seduziram clientes russos em mais uma bem sucedida promoção do vinho verde no sector da restauração moscovita.


A Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), no âmbito do seu plano de promoção 2021, organizou em Moscovo uma acção destinada a promover o vinho verde.

Importadores e jornalistas russos participaram na prova de vinhos. A AICEP Moscovo, destacou dois técnicos para esta acção: Nuno Lima Leite e Irina Voennova, que acompanha o sector. 

A CVRVV através da agência de marketing portuguesa OPAL contratou o ICWAG, primeiro consultor russo a trabalhar os vinhos portugueses neste mercado, que assegurou de forma profissional a referida prova e proporcionou uma apresentação detalhada dos vinhos aos participantes pelo especialista Vladislav Markin.

Ambos os eventos decorreram num hotel de Moscovo (Hotel Baltschug Kempinski), em que marcaram presença 15 produtores portugueses da Região dos Vinhos Verdes:

  1. AB Valley Wines
  2. Adega Cooperativa Ponte da Barca
  3. Adega Ponte de Lima
  4. Aveleda
  5. Casal de Ventozela
  6. Calçada Wines
  7. Campelo
  8. Enoport Wines
  9. João Portugal Ramos
  10. Quinta da Lixa
  11. Quinta da Raza
  12. Quinta das Arcas
  13. Quinta de Amares
  14. Vercoope
  15. Vinhos Norte

A maioria dos exponentes portugueses já tem clientes na Rússia, enquanto AB Valley Wines, Casal de Ventozela, João Portugal Ramos, Quinta da Raza, Quinta de Amares e Vinhos Norte.

De uma forma geral, os produtores portugueses presentes na iniciativa manifestaram muito interesse no mercado russo e em alargar a sua carteira de clientes, pelo que grande parte destes estará novamente presente em Moscovo no final de Outubro para as Provas da ViniPortugal no mercado.

No âmbito da campanha de promoção dos vinhos verdes na Rússia, a CVRVV também organizou, no passado dia 27 de Setembro, na cidade de Ekateringburg uma masterclass.

Note-se que desde há algum tempo, o vinho verde tem vindo a cativar o interesse do público russo, notando-se em particular nos últimos cinco anos a forma como tem progressivamente vindo a obter a aprovação dos clientes do sector da restauração, ao ponto de passar a ser consumido durante todo o ano e não apenas no período do Verão. Com efeito, de acordo com fontes estatísticas russas referentes ao ano de 2020, a Rússia terá importado 512.714 litros do vinho verde, correspondente a 1.063.767€.

© 2021 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

- publicidade -
- publicidade -
- publicidade -

Leia também