Têxtil: 13 empresas apresentam projecto de 25 milhões ao PRR

São das mais conhecidas da região e agruparam-se num consórcio para implementar um projecto de optimização da água em contexto industrial.


As empresas de Guimarães, JF Almeida, Crispim Abreu e Domingos Sousa & Filhos, incorporaram-se neste consórcio têxtil, com outras empresas da região do Ave e Cávado como Adalberto, Albano Morgado, Riopele, Fitecom, Valerius, Tintex, Acatel, ATB, Rifer e Tinamar.

Acrescem, ainda, oito empresas de sectores relacionados: Adventch, Joteck, Smart Separation, Aquitex, Castro Pinto & Costa, JMC, Bluemater e Enkrott.

Estas 13 empresas querem implementar um projecto de optimização da água em contexto industrial, para o que se juntaram com as Universidades do Porto, Minho e Beira Interior. CITEVE, INESC e INESCTEC também aderiram a este projecto.

📸 GA!

A candidatura, de 25 milhões de euros, foi apresentada no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).

O projecto quer reduzir substancialmente a utilização de água nos diversos processos de produção da indústria têxtil e ainda a reutilização daquela que entra nesse processo produtivo, o que permitirá a utilização cada vez em menor quantidade de novos fluxos.

Braz Costa, director-geral do CITEVE, explicou ao Jornal T que o projecto pretende ser um ponto de partida “não apenas para este projecto em particular”, “mas para disseminar por outros utilizadores”, numa lógica de produção de conhecimento para o futuro onde as mais-valias que o consórcio apresentou aos responsáveis do PRR não se resumam ao próprio projecto.

“As 13 empresas que fazem parte do projecto compreendem toda a tipologia de processos de tinturaria, estamparia e acabamentos, bem como as diversas tipologias de estruturas têxteis e composições de fibras”, disse por outro lado ao Jornal T José Morgado, outros dos responsáveis do CITEVE envolvidos no projecto.

© 2021 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

- publicidade -
- publicidade -
- publicidade -

Leia também