Techtextil: óscar de inovação para investigação portuguesa

Revestimentos têxteis para a produção automóvel dão prémio ao CITEVE, ERT, CenTI e CTIC, hoje atribuído.


O processo de usar resíduos da indústria de curtumes para produzir revestimentos têxteis para a indústria automóvel permitiu a um consórcio 100% português, constituído por CITEVE, ERT, CenTI e CTIC, ganhar um prémio de inovação da Techtextil, feira que abriu hoje as portas na Messe de Frankfurt e é a montra onde o último grito da tecnologia para a têxtil é apresentado.

O prémio, na categoria de New approaches on sustainability e circular economy, distingue este processo que dá origem a uma nova geração de revestimentos têxteis e uma nova vida ao desperdícios de couro natural da indústria de curtumes.

“Os investigadores do CITEVE e os seus parceiros da ERT, CenTI e CTIC conseguiram arranjar uma solução inovadora para a enorme quantidade de resíduos gerados nas operações industriais de corte de couro. Um júri internacional de especialistas reconhece neste desenvolvimento científico uma feliz e inovadora simbiose nas áreas da sustentabilidade e economia circular” afirma, em comunicado, a organização da Techtextil.

A iniciativa mobilizadora do têxtil e vestuário nacionais, denominada Texboost foi a incubadora deste processo premiado que tem como parceiro tomador da solução a ERT Têxtil Portugal, que lançou já uma marca – Phoenix – para explorar comercialmente o novo produto resultante desta inovação tecnológica.

“Abrir caminho para que os subprodutos de um sector industrial possam ser usados como matéria prima noutro sector”.

“Ao abrir caminho para que os subprodutos de um sector industrial possam ser usados como matéria prima noutro sector, o trabalho dos investigadores do consórcio liderado pelo CITEVE insere-se na tendência para uma indústria têxtil amiga do ambiente, sustentável e dotada de uma maior eficiência”, explica o júri dos prémios Techtextil.

📸 GA!

© 2022 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

- publicidade -
- publicidade -
- publicidade -

Leia também