Portuguese Soul: saga prossegue na RTP 2 com nova temporada

Gisela João é a nova apresentadora da série documental produzida em parceria pela RTP2 e a APICCAPS e que se estreia, amanhã, dia 30 Outubro, pelas 20h25.


A série terá oito episódios e no essencial vai partir à descoberta das matérias-primas e das pessoas que dão corpo à Moda em Portugal.

Identificar-se-á por Portuguese Soul e terá nova apresentadora. Gisela João vai ajudar a explorar o mundo da Moda, pela sua ligação àquele universo, durante os oito episódios onde se descobrirão matérias-primas e as pessoas que dão corpo à Moda.

Segundo a APICCAPS “Portuguese Soul olha apropriadamente para o início, numa viagem documental, feita de perguntas, descobertas e, sobretudo, de experiências, explorando, em cada episódio, a substância e o saber-fazer de um material”.

Esta série documental, surge na sequência de uma parceria entre a RTP2 e a APICCAPS, conta com o apoio do Programa Compete 2020. 

O que compõe o tecido de um material? E o que compõe o tecido social de um material? Com que linhas se entrelaça o tecido de um material e como é que esse material se entrelaça no tecido social? Portuguese Soul procurará responder a todas essas perguntas. 

© Portuguese Soul

Para Teresa Paixão, directora de programas da RTP2, “a 2, como qualquer pessoa, também anda à procura do sapato perdido. Portuguese Soul é o nosso sapato encontrado todos os sábados”.

Tendo como grande premissa divulgar a moda nacional Portuguese Soul é um bom exemplo de uma parceria público-privada. “A RTP abre uma vez mais as portas à comunidade e dá um excelente exemplo de serviço publico de televisão”, considera Luís Onofre, Presidente da APICCAPS. Para Lígia Gonçalves, “Portuguese Soul é uma viagem ao interior de oito matérias-primas. Como em todas as viagens, a descoberta é inerente. Como em todas as viagens, a transformação é inevitável”

“Guiados pelas mãos incríveis de Gisela somos despertados e aprendemos em casa episódio sobre aquilo que vestimos e calçamos”, sublinha o encenador Daniel Gorjão. 

“Levamos o tema da sustentabilidade muito a sério. Por esse motivo, há já mais de dois anos lançamos o plano de acção para a sustentabilidade na fileira do calçado”, recorda Luís Onofre.

Entre empresas, universidades e entidades do sistema científico e tecnológico “envolvemos quase 100 empresas e lançamos mais de 50 medidas”

“Sinto-me muito lisonjeada com o convite que me foi feito e gostei muito da experiência. Nunca tinha estado no papel de ‘host’ de um programa e, na verdade, não me sinto como tal mas como uma curiosa. Sinto que dou voz às pessoas que estão em casa a assistir ao programa e que, se pudessem, fariam perguntas”, diz Gisela João. “Eu acho que faço essas perguntas e por isso gosto muito desse papel que tão gentilmente me foi dado, o de criar uma ponte entre os projectos nacionais inovadores dignos de serem conhecidos e reconhecidos e quem está em casa”

“Queremos ser líderes no desenvolvimento de soluções sustentáveis para a indústria de calçado.”

Para o presidente da APICCAPS “queremos ser líderes no desenvolvimento de soluções sustentáveis para a indústria de calçado”, razão pela qual “uma série documental como estas características ajudará a colocar o tema da sustentabilidade no centro da nossa estratégia do sector, bem como sensibilizará o público em geral para este tema”.

Portuguese Soul é uma iniciativa da APICCAPS, co-financiada pela União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, enquadrado no Compete 2020 (Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização.

📸 APICCAPS

© 2021 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

- publicidade -
- publicidade -
- publicidade -

Leia também