10.5 C
Guimarães
Terça-feira, Maio 21, 2024

Pedro Reis: Banco de Fomento terá um papel determinante na estratégia económica

Economia

O Ministro da Economia, Pedro Reis, afirmou a necessidade de promover um choque de produtividade na economia portuguesa. Implementar um alívio fiscal é importante, mas é preciso ir além disso, afirmou Pedro Reis, que intervinha na apresentação do 27º CEO Survey sobre perspectivas dos gestores em Portugal da PWC, em Lisboa.

No seu discurso, o Ministro da Economia elencou os principais eixos de actuação para dinamizar a economia portuguesa. Desde logo, é importante assegurar intensidade de capital, inovação tecnológica, aposta na qualidade do talento e das lideranças e competitividade em termos dos custos de contexto, disse, notando que estes são elementos fundamentais para imprimir o tal choque de produtividade de que a economia portuguesa precisa.

Depois, Pedro Reis frisou que o Banco de Fomento tem um papel determinante nesta estratégia: “Tem de cumprir a sua missão que é colmatar as falhas de mercado”.

E por fim, é determinante atrair investimento externo. Tal faz-se “recuperando com intensidade e empenho a diplomacia económica”, disse, afirmando a necessidade de uma articulação profunda entre todas as entidades envolvidas e também uma “agenda de cobertura de novos mercados”.

“Temos particular interesse em promover o investimento directo estrangeiro (IDE) em tudo o que tenha alto valor acrescentado nacional, em que nos permita fechar as cadeias de valor, densificá-las”, continuou o Ministro. “Portugal tem uma oportunidade de se posicionar”, tal como a Europa, “em sectores como o da transição digital, da transição climática ou da fileira verde”, exemplificou, acrescentando a importância de “fazer acontecer” o sector do mar.

“Se tratarmos das empresas, o macro resulta, os números saem. Se criarmos emprego qualificado, talento, se promovermos investimento” ou a componente tecnológica nas exportações, “os números saem, este é o ciclo da economia”, referiu.

Este “é o momento de fazer crescer a economia portuguesa”, reforçou Pedro Reis.

in: portugal.gov

© 2024 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias