MODTISSIMO: marca a retoma do sector têxtil e vestuário

A retoma do sector têxtil faz-se sentir na sua máxima expressão em mais uma edição do MODTISSIMO que regista um número recorde quer de expositores quer de compradores.


A edição 58 deste evento, começa, hoje – e termina amanhã – no edifício da Alfândega do Porto.

Contas feitas, entre as áreas de tecidos e acessórios, confecção (homem, senhora e criança) e serviços, esta edição do único salão da fileira têxtil nacional contará com mais de 280 expositores num sinal inequívoco da retoma da actividade nacional. 

Também ao nível dos compradores internacionais os dados são animadores com mais de 400 pré-inscrições já registadas, com destaque para os potenciais clientes da Europa (Alemanha, França, Grécia, Espanha, Itália e Áustria) e Brasil.

As relações transfronteiriças ganham especial relevo nesta edição do MODTISSIMO que elegeu um país, a Áustria, como convidado de honra desta edição. “É a primeira vez que temos um país convidado, é uma proposta aliás que veio da própria Áustria, e um dos reflexos que já estamos a notar é no número de compradores austríacos, que é dez vezes maior que o habitual” afirma Manuel Serrão, director da feira. 

EMPRESAS:DESCRIÇÃO:LOCALIZAÇÃO:
A.Ferreira & Filhos SAConfecção e Acessórios-CriançaVizela
Coltec-Neves & Companhia LdaiTechStyle ShowcaseGuimarães
FILASA-Fiação Armando da Silva Antunes SATecidos e AcessóriosGuimarães
Gunold SolinhasiTechStyle ShowcaseGuimarães
Inovartex by MyshirtConfecção e Acessórios-AdultoVizela
JOF-Etiquetas | LabelsTecidos e AcessóriosGuimarães
Joltex-Joaquim Lima LdaTecidos e AcessóriosGuimarães
KromaTecidos e AcessóriosVizela
LemariTechStyle Green CircleGuimarães
Madeira Iberica SATecidos e AcessóriosGuimarães
Malhancide-Tecelagem e Acabamentos TêxteisTecidos e AcessóriosGuimarães
PF Bonding, LdaServiçosVizela
Somelos Tecidos SAiTechStyle Green CircleGuimarães
TexserTecidos e AcessóriosGuimarães
Vimaponto SAServiçosGuimarães

A parceria com a Advantage Austria, que terá um stand no foyer da sala poente da Alfândega do Porto, resulta assim numa maior divulgação do MODTISSIMO e dos fabricantes portugueses além-fronteiras, o que é visto com bons olhos pela organização: “é mais outra iniciativa que nos ajuda a aumentar a internacionalização da feira”. Recorde-se que o registo para compradores é feito totalmente online, de forma a garantir a segurança dos participantes, e gratuita para os profissionais.

Inovação e Sustentabilidade

À semelhança de edições anteriores, e com o crescente buzz à volta da sustentabilidade no sector têxtil e da moda, o MODTISSIMO, em colaboração com o CITEVE e curadoria de Paulo Gomes, apresenta o maior iTechStyle Green Circle de sempre composto por mais de 40 coordenados. O centro de inovação conta também com um recente iTechstyle Awards, que premeia as melhores e mais disruptivas inovações eco-friendly das empresas e designers nacionais.

© GA!

Principal fórum de inovação da indústria têxtil portuguesa, o iTechStyle Showcase é responsável por apresentar, duas vezes por ano, os projectos mais inovadores das empresas nacionais. Depois da edição digital de Fevereiro, o fórum voltará a reunir agora de novo ao vivo, projectos de investigação e desenvolvimento, desde a fiação ao vestuário, incluindo têxteis técnicos e acessórios, que se destacam pelo seu desempenho e pela tecnologia que incorporam, que muitas vezes é incorporada nas mais diversas indústrias, desde a indústria automóvel aos cuidados de saúde.

Tendências

Já as tendências de tecidos da colecção Outono-Inverno 2022/23 tem palco no Fórum de Tendências de Cor e de Tecidos, coordenado pela designer Dolores Gouveia, que, de acordo com a organização do certame, “tem como missão mostrar aos compradores os produtos das empresas expositores”, servindo, muitas vezes, como um ponto de partida. 

Também as escolhas dos expositores, que seleccionam assim os produtos que consideram mais relevantes da sua colecção, poderão ser encontrados no Fórum Selecção do Expositor. Já a sustentabilidade tem também eco no Fórum Sustentável TRENDS IN THE AIR, onde estarão expostos os produtos que contribuem para uma oferta têxtil e de moda ambiental e socialmente responsáveis.

Programa paralelo

O MODTISSIMO disponibiliza ainda um programa paralelo de conferências e seminários que decorrerão na sala das miniaturas, junto ao salão nobre, e na sala das oficinas, com entrada pela sala poente do edifício da Alfândega do Porto. Os interessados em adquirir mais conhecimento sobre o futuro do têxtil e da moda podem inscrever-se online para assistir às conferências.

© GA!

Também ao nível da digitalização esta edição do certame nacional dá um passo em frente. ALSO DIGITAL… AS USUAL assume-se como um complemento aos contactos presenciais, com a organização do salão têxtil a continuar a aperfeiçoar a nova plataforma online (modtissimo.com) que visa facilitar a experiência de compradores e expositores.

A 58ª edição do MODTISSIMO, vai contar ainda com dois novos patrocinadores, o BPI e a FashionTV. O reputado banco, assim como o canal de referência na área da moda mostraram-se interessados em patrocinar aquele que é o único salão profissional do têxtil e de moda em Portugal.

© 2021 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

- publicidade -
- publicidade -
- publicidade -

Leia também