Vitória: defrontar o Estoril para corrigir o passado

O Estoril é um adversário que está no 6º lugar com 25 pontos em 17 jogos, deixando no passado recente um lastro de instabilidade que contrasta com o início de época, apesar de se ter mantido, até agora, entre os seis melhores da classificação.


O que tem sido comum e distingue as duas equipas é a sua posição na tabela: o Vitória tenta estar entre os cinco primeiros, sem o conseguir em 18 jogos; o Estoril está entre os seis melhores em 17 jogos, depois de ter estado em 4º e 5º lugar.

Ambas as equipas foram afectadas por embaraços da pandemia. Nem sempre repetem os onzes, de jornada para jornada e acumulam uma certa irregularidade nas suas exibições.

O Vitória tem melhor ataque com 25 golos (contra 23 do adversário) e o Estoril tem a melhor defesa com 19 golos sofridos, menos dois que o Vitória com 21.

O confronto de Domingo, deixa Bruno Varela e Tiago Silva fora do relvado, duas referências da equipa: o guarda-redes tem sido muito influente em resultados, com exibições rasgadas que tiram pontos aos adversários; Tiago Silva aumentou a qualidade ofensiva do conjunto e deu um contributo valioso à consistência do meio campo e às transições ofensivas.

VITÓRIA SC – ESTORIL | 23 JANEIRO 15H30 SportTV

Pepa quer que a equipa esteja apta “a dar uma resposta forte”, no primeiro jogo em casa da 2ª volta. E admite que “sabe, exactamente o que temos de fazer e só em campo o poderemos fazer”.

Olhar para o passado mais recente e contra o Estoril a solução é a mesma: “dependemos apenas de nós”. Contudo, entende que o futuro é que conta e motiva porque “o que está à nossa mercê”, é o mais importante.

O treinador quer que os jogadores revelem, no relvado, uma vontade que se sobreponha a medos, de errar. Sabe que o Estoril não alterou muito, tem conseguido ser consistente ao longo do campeonato em termos exibicionais.

GRÁFICO DE FORMA VITÓRIA SC:

Reconhece-lhe um registo positivo, mesmo do tempo da 2ª Liga e percebe que a equipa adversária “está identificada com um estilo de jogo que causa problemas aos concorrentes”.

“Vamos encontrar uma equipa boa, bem orientada, temos de pensar em nós, no último jogo não tivemos nada a apontar em termos de luta e entrega. Agora, vamos acrescentar a qualidade que temos, que não conseguimos apresentar tantas vezes como queríamos no último jogo” – revela Pepa.

E antevê que “se isso acontecer vamos realizar um grande jogo”, quando “estamos de volta à nossa casa, da qual já tínhamos saudades porque parece que foi há muito tempo”.

“Nós é que temos de puxar pelos adeptos e fazer um grande jogo”.

Lembra que “no nosso estádio temos sempre um apoio tremendo e jogamos com isso a nosso favor. Nós é que temos de puxar pelos adeptos e fazer um grande jogo, ir lá para cima, para onde queremos” – afirmou.

Com várias ausências confirmadas para este jogo, Pepa continua a senti-las como oportunidades para todos os seus jogadores. “A única coisa que posso lamentar é esta dificuldade em dar continuidade ao onze. Não serve de desculpa, mas não temos conseguido dar estabilidade no onze inicial, seja por castigos seja por covid-19”.

Isso tem feito com que surjam oportunidades para outros jogadores, “uma vez que temos um plantel preparado para todas as ocorrências”.

Com o Estoril, o treinador sabe o que quer: “chegar rapidamente às vitórias, ter intensidade no jogo”. Como não pode escolher em ter uma razia na equipa de 10 a 15 jogadores, que resolveria o problema, Pepa lamenta apenas esta instabilidade provocada por casos, de modo a que o onze se transfigure na próxima jornada.

“Queremos devolver a alegria dos adeptos, por isso só pensamos nos três pontos”.

Assim, “temos de olhar uns para os outros, confiar no nosso trabalho e dar a resposta dentro do campo. Queremos devolver a alegria dos adeptos, por isso só pensamos nos três pontos” – concluiu.

📸 Vitória SC

© 2022 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

- publicidade -
- publicidade -
- publicidade -

Leia também