16.2 C
Guimarães
Quinta-feira, Abril 25, 2024

Guimarães: Associação de Direito Desportivo cria delegação

A delegação do Norte da Associação Portuguesa de Direito Desportivo (APDD) que designou o advogado Carlos Caneja Amorim para presidir à comissão instaladora, aposta em ter sede em Guimarães.


“Estamos perante a concretização da aspiração de criar no Norte uma centralidade, numa lógica de proximidade e aberta a toda a comunidade, de promoção, divulgação e formação no âmbito da ciência do direito desportivo”, explicou Carlos Caneja Amorim.

O jurista e dirigente explica que a APDD actuará “não apenas no auxílio aos juristas, mas, também, da comunidade desportiva em geral, por exemplo, através da organização de formações, colóquios, debates e outras formas de abordagem, estudo e desenvolvimento do direito desportivo”.

“A relevância da APDD tem suscitado o interesse de vários municípios e será tomada uma decisão depois de analisadas todas as hipóteses”.

A delegação do Norte da APDD abrangerá dos distritos de Braga, Porto, Viana do Castelo, Vila Real, Bragança e Aveiro, existindo a possibilidade de ficar sedeada em Guimarães. “É um assunto que ainda está em aberto, mas, na verdade, Guimarães é uma possibilidade, embora não seja a única. A relevância da APDD tem suscitado o interesse de vários municípios e será tomada uma decisão depois de analisadas todas as hipóteses”.

O presidente da comissão instaladora da delegação do Norte da Associação Portuguesa de Direito Desportivo pretende de seguida iniciar um conjunto de contactos com faculdades de direito da região, delegações da Ordem dos Advogados, colectividades e associações de âmbito desportivo.

A APDD, fundada em 1998, tem assumido um papel relevante no âmbito do direito desportivo nacional e no da formação, promovendo regularmente actividades formativas de vária índole e destinadas, não apenas a juristas, mas também aos diversos agentes do desporto.

Membro do Conselho Nacional do Desporto, Comité Paralímpico de Portugal, do “The Sport Integrity Global Alliance” e da comunidade “LawInSport”, a Associação Portuguesa de Direito Desportivo é membro do Conselho Nacional do Desporto, Comité Paralímpico de Portugal, do “The Sport Integrity Global Alliance” e da comunidade “LawInSport”, e tem parcerias com o “Johan Cruyff Institute”, “ASSER Institute”, Autónoma Academy e com diversas faculdades, associações e organismos.

Carlos Caneja Amorim, com experiência do direito desportivo e no associativismo, é actualmente membro do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Ciclismo, depois de ter presidido ao Conselho de Justiça daquela federação e de ter integrado a direcção da Associação de Ciclismo do Minho (ACM). 

Com José Luís Ribeiro, na altura presidente da ACM, esteve, em 2002, no processo que conduziu à alteração legislativa que permitiu ao ciclismo beneficiar da comparticipação do Estado para com os custos de policiamento e terminar com a discriminação da modalidade no acesso aos apoios que eram atribuídos às restantes modalidades.

📸 Direitos Reservados

© 2022 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER
PUBLICIDADE • CONTINUE A LER
PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Leia também