23.9 C
Guimarães
Quinta-feira, Julho 25, 2024

Estudo: 33% da população de Guimarães pratica Desporto

Economia

Foi apresentado no dia 17 de Março, na Academia de Ginástica de Guimarães, o estudo acerca dos hábitos desportivos no concelho de Guimarães, um trabalho desenvolvido pelo Instituto Europeu de Estudos Superiores, com o apoio do IPDJ e coordenado pelo Mestre Dimas Pinto, Aldina Silva e Miguel Magalhães.

O estudo, para o qual foi utilizada uma metodologia do tipo quantitativo com recurso a entrevista pessoal, teve como objectivo caracterizar a procura desportiva do concelho. De acordo com o Eurobarómetro do Desporto Europeu publicado em 2022, a prática desportiva em Portugal está nos 23%, enquanto o concelho de Guimarães apresenta uma participação desportiva de 33%. Dos 67% da população que não pratica desporto, 14% considera começar a praticar.

O vereador do Desporto, Nelson Felgueiras, referiu a importância deste estudo para o território e para o desenvolvimento de políticas públicas no desporto, e destacou o potencial de crescimento de novos praticantes desportivos que Guimarães tem, particularmente no género feminino. Para o autarca, o foco do desenvolvimento de políticas públicas no âmbito desportivo deverá ter em conta os dados apresentados: “percebemos que a prática de actividade física informal é aquela que apresenta maior potencial de crescimento” e que “os espaços verdes enquanto locais de prática desportiva assumem neste contexto uma enorme centralidade” explicou.

📸 Direitos Reservados

Dirigindo-se aos clubes, o vereador incentivou-os a “criar respostas diferenciadas” no âmbito da prática desportiva não competitiva, para pessoas a partir dos 18 anos, “o aumento do número de praticantes desportivos deve ser uma causa de todos”.

Amadeu Portilha, presidente da direcção da regi-cooperativa Tempo Livre, justificou este estudo com a necessidade de termos um instrumento que nos permita ter uma radiografia da realidade desportiva no nosso território.

Ainda sobre o estudo, 89% dos inquiridos considera que a oferta de instalações desportivas no concelho é satisfatória ou muito satisfatória, com 58% a não encontrar qualquer problema com a oferta de serviços desportivos existente. A maioria dos praticantes e potenciais praticantes afirmam assistir ocasionalmente a espectáculos desportivos do concelho, enquanto que a maioria dos não praticantes assistem raramente. A área de desenvolvimento desportivo mais valorizada pelos inquiridos é a do “Desporto e Turismo”.

Este estudo insere-se nas iniciativas destinadas a evocar a memória dos 10 anos de Guimarães 2013 Capital Europeia do Desporto.

📸 Direitos Reservados

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias