14.5 C
Guimarães
Terça-feira, Julho 16, 2024

Bruxelas: Guimarães apresenta projecto A.Linho numa conferência internacional

Economia

O SPACHE (Sport and Physical Activity in Cultural Heritage Environments) é um projecto apoiado pela Comissão Europeia no âmbito do programa Erasmus+ Desporto da UE. Foi promovido em parceria com nove entidades, onde se incluem o Município de Guimarães e a Tempo Livre.

“É fundamental investir em iniciativas que valorizem as tradições locais e estimulem a prática desportiva.”

O projecto, que aborda a temática da combinação de actividade física não competitiva ou o desporto com a descoberta do património cultural e histórico, pretende promover o desenvolvimento e a partilha de conhecimentos e experiências relacionados com estes temas. Nelson Felgueiras, vereador do Desporto da Câmara Municipal de Guimarães, considera o “projecto A.Linho um exemplo concreto de como o desporto e a actividade física podem ser óptimas ferramentas de preservação do património cultural e de promoção da saúde e bem-estar da população. É fundamental investir em iniciativas que valorizem as tradições locais e estimulem a prática desportiva em todas as faixas etárias, promovendo a inclusão e a qualidade de vida dos cidadãos”.

Para concluir este projecto, os parceiros da SPACHE organizam uma conferência final e um workshop presencial em Bruxelas para divulgar os produtos intelectuais do projecto junto dos decisores políticos e das partes interessadas no domínio do projecto a nível europeu; sensibilizar os decisores políticos e as partes interessadas para os resultados das estratégias desportivas/de actividade física baseadas no património; e reforçar as capacidades dos decisores políticos e das partes interessadas sobre a forma de conceber e executar estratégias eficazes, baseadas no património através de um workshop de reforço de capacidades organizado no âmbito do evento.

A conferência final, marcada para dia 8 de Junho (Quinta-feira), reúne especialistas nas áreas de património cultural, desporto e actividade física, onde os participantes terão a oportunidade de trocar conhecimentos e partilhar as melhores práticas relacionadas com a integração do património cultural e do desporto, sendo o projecto A.Linho, integrado no consórcio SPACHE, promovido pelo Município de Guimarães, uma das boas práticas a serem apresentadas. A comitiva vimaranense será liderada pelo vereador do Desporto, Nelson Felgueiras.

📸 Direitos Reservados

Projecto – A.Linho

No âmbito do projecto SPACHE o Município está a desenvolver o projecto A.Linho, que tem a tradição do linho como base para o desenvolvimento de acções que promovam a prática da actividade física. A referência para a criação do programa piloto A.Linho, é o ciclo do linho. Inspirado nas diferentes tarefas associadas a esta actividade agrícola, o projecto pretende criar rotinas e exercícios físicos que promovam a actividade física, recuperem e mantenham, a memória das tradições rurais vimaranenses, aplicados a diferentes faixas etárias promovendo, as trocas intergeracionais.

Com o sugestivo nome de A.Linho as actividades do projecto, são dirigidas a três públicos-alvo diferentes. A.Linho na escola, dirigido às crianças do 1º ciclo, A.Linho no ginásio, dirigido ao público em idade activa e o A.Linho no vida feliz, dirigido a maiores de 55 anos. O cultivo e exploração do linho é uma das mais antigas manifestações culturais de Guimarães e integra o património cultural imaterial do concelho.

📸 Direitos Reservados

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias