Livro: Como “o mundo é uma aventura” na perspectiva do jornalista Rui Batista

“BornFreee” é o título de um blogue de viagens, onde se podem ler histórias, na perspectiva de um jornalista da Lusa – Rui Barbosa Batista – que descreve o mundo que lhe apareceu nas suas viagens, em formatos diferentes, do tamanho de países ou de continentes.

Reside em Guimarães e daqui partiu como “conquistador” de novos pedaços deste mundo em que vivemos. Com a mochila às costas, Rui Batista, já visitou 110 países, sobre os quais elaborou conteúdos, hoje, espelhados num blogue de viagens e agora também vertidos para um livro em papel.

Viajar pelos quatro cantos do planeta implica ter uma atitude em viagem, de saber viver felizes acasos e de cumplicidades e de partilhar com estranhos um diálogo impossível que era imprevisto no seu plano de viagem. Numa dessas viagens, conheceu Muammar Kadhafi, quase entrou no KGB e esteve no meio de um campo de refugiados, privando com povos guerreiros da Etiópia, tendo em Laos, colocado a sua vida em perigo. Neste viajar por paisagens agrestes, naturais e humanas, Rui Batista também ouviu histórias de descendentes de portugueses nas Caraíbas.

© Direitos Reservados

Neste seu primeiro livro, o jornalista deixa em 348 páginas e num bloco de 80 fotografias, o que viu e ouviu. E inspira-nos, neste BornFreee a seguir caminhos semelhantes, a rir e chorar, pelas emoções que nos carregam quando andamos pelos lugares do mundo mais recônditos e afastados do nosso lar, lado a lado com situações ou episódios de guerra que questionam a nossa existência que não a vontade de viver.

São essas experiências que, no livro, são registadas e onde o autor nos “apresenta pessoas inspiradoras, nos levam a transportes públicos épicos, nos fazem sofrer em fronteiras problemáticas, suspirar com imprevistos e momentos caricatos, sonhar com lugares marcantes… sempre a dar-nos novos olhos à viagem, com espírito aberto, respeitador das culturas e da sua identidade”.

© 2020 Guimarães, agora!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

2,064FansCurti
0SeguidoresSeguir
53SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Edição impressa

- publicidade -

Leia também