14.5 C
Guimarães
Terça-feira, Julho 16, 2024

Teatro: Festivais Gil Vicente reaparecem com ‘Ensaio Técnico’

Economia

A segunda semana de espectáculos inicia-se, hoje, a 13 de Junho e durará até Sábado.

A reposição de ‘Ensaio Técnico’, é a primeira de duas criações de Mickaël de Oliveira, do Teatro Oficina e cuja estreia ocorreu em Outubro de 2023, apresentará.

A história deste espectáculo funda-se numa ficção em redor de um grupo de jovens actores e performers que decide empreender um projecto ambicioso, baseado no conceito de “performance contínua e aberta”, e trabalhá-lo em regime de residência artística monacal. ‘Ensaio Técnico’ é sobre o relato oficial e oficioso do que aconteceu ao longo de três anos de retiro.

Outra criação em estreia absoluta, é ‘Volta para a tua terra’, vencedor da segunda edição do projecto Casa, programa de apoio à criação artística na área das artes performativas promovido pela A Oficina/Centro Cultural Vila Flor (Guimarães), O Espaço do Tempo (Montemor-o-Novo) e o Cineteatro Louletano (Loulé). Será na Sexta-feira, dia 14.

Keli Freitas. © Filipe Ferreira

‘Volta para a tua terra’ é uma criação de Keli Freitas, brasileira residente em Portugal, na qual, a partir da busca por sua bisavó portuguesa, desafia as ideias de imigração e pertença.

Por fim, ‘I’m still excited!’ é o espectáculo que encerra a edição de 2024 dos Festivais Gil Vicente no dia 15 de Junho. Esta criação de Mário Coelho – com interpretação de Anabela Ribeiro, Mário Coelho, Rita Rocha Silva e Pedro Baptista – é uma história de “boy meets girl” e “girl meets boy”, que se propõe a falar sobre o fim de uma relação entre duas pessoas, inseridas num cenário de festa, que é também um ensaio de teatro.  

Noutra dimensão, os Festivais Gil Vicente, em cumplicidade com a direcção artística do Teatro Oficina, assumida actualmente por Mickaël de Oliveira incluiram no seu programa uma relevante dimensão de pensamento e formação, montada com protagonistas que fazem parte do forte elenco geracional presente nesta edição. Um natural destaque recai sobre as oficinas de criação “Escrever a diferença, escrever(-se)” que procuram, através de exercícios práticos e teóricos, munir os participantes de técnicas, instrumentos e referências para outros modos de composição de um texto, de uma performance ou de um espetáculo.

Estas oficinas foram orientadas por Marco Mendonça, Bruno dos Reis e a última será a de Keli Freitas (15 Junho). Outro importante momento de comunhão entre público e artistas tem acontecido nas conversas pós-espectáculo com Sara Inês Gigante, Mickaël de Oliveira e Keli Freitas

Os criadores Marco Mendonça, Mário Coelho e Mickaël de Oliveira visitaram as escolas do ensino secundário e superior do concelho de Guimarães durante o festival para momentos de partilha e enriquecimento junto dos alunos.

Este ano, de forma concertada entre A Oficina e a licenciatura em teatro da Universidade do Minho, as novas criações autorais dos alunos finalistas da licenciatura em teatro foram apresentadas no Teatro Jordão, entre 2 e 5 de Junho, antes da realização dos Festivais Gil Vicente. 

Sob o título ‘Criações em Curso’, estas apresentações fazem a síntese das aprendizagens realizadas ao longo do curso, ao mesmo tempo que dão expressão ao desejo da autonomização dos alunos para o início da sua afirmação autoral e enquanto artistas.

O futuro entrou em cena nas semanas do festival guiado por um conjunto de autores, instigados pela “necessidade de observar, viver e entender muitas pequenas naturezas que se alteram à velocidade com que a realidade interfere nos nossos sentidos e conceitos”, tal como esclarece Rui Torrinha, director artístico dos Festivais Gil Vicente.

Está convicto de que “em palco, encontraremos uma riqueza estética, poética e política, proposta por uma nova geração criativa, que assume sem rodeios esse lugar de questionar a existência humana e seus hábitos sociais.”

© 2024 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias