9.4 C
Guimarães
Terça-feira, Fevereiro 7, 2023

Os Gigantes da Montanha: uma peça sobre o “desafio de reflectir”

Economia

A Associação de Socorros Mútuos Artística Vimaranense vai apresentar, nos dias 23, 24, 25 e 26 de Novembro, Os Gigantes da Montanha, de Moncho Rodriguez, baseada no texto com o mesmo nome de Luigi Pirandello.


A sede da ASMAV será o palco deste espectáculo que “pretende provocar reflexões sobre a arte, o teatro e a sua função social”. Esta nova produção resulta do investimento da associação numa dramaturgia e comunidade cénica cidadã, recorrendo a grande parte dos actores de A Grande Serpente e incluindo novos contributos de novos actores e actrizes.

Em conferência de imprensa, o presidente da ASMAV, Francisco Teixeira, expressou a vontade de criar um espaço “alternativo ao institucional”, reforçando que o objectivo da ASMAV é “desassossegar e desinstitucionalizar” o contexto cultural de Guimarães. 

📸 Jorge Lima

“Guimarães poderia começar a exportar teatro, tem equipamentos fantásticos”.

Em concordância, Moncho Rodriguez, dramaturgo e encenador da peça, questionou o aproveitamento que a cidade faz dos artistas e instrumentos culturais: “Guimarães poderia começar a exportar teatro, tem equipamentos fantásticos. E os criadores locais? E as pessoas daqui? Envolvem-se? Criam?”.

Os Gigantes da Montanha parte, um pouco, desse “desafio de reflectir”, reflectir “sobre o momento, sobre o local. É um espectáculo que procura dissolver fronteiras entre o público e o criador, “vai ser construído em conjunto com o espectador”. Francisco Teixeira frisa, ainda, que o objectivo é que as pessoas fiquem “desconfortáveis” e que ver e viver esta peça “é um perigo”

Moncho Rodriguez salientou que este espectáculo “não é para ser assistido, é para ser vivido”. “Vamo-nos emborrachar juntos, fazer uma festa juntos”, prometeu o dramaturgo. 

Francisco Teixeira e Moncho Rodriguez. 📸 GA!

O presidente da ASMAV informou, também, que esta iniciativa não tem apoio da Câmara Municipal de Guimarães. Apesar de se terem candidatado ao programa Impacta, não foram seleccionados: “Fizemos uma candidatura aos programas do segundo semestre e não resultou”, explicou. Ainda assim, o diálogo com o Município continua em bons termos.  

Os Gigantes da Montanha estreia a 23 de Novembro, às 21 horas, e repete-se nos dias 24, 25 e 26 de Novembro. Cada sessão tem a lotação de 100 pessoas e o bilhete tem um custo de 5€. 

📸 Jorge Lima

© 2022 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias