Órgão: concerto na Oliveira com a soprano Elisabete Matos

Ocorre durante as festas da Padroeira Nossa Senhora da Oliveira com um repertório lírico.


Nas festas da Padroeira de Guimarães, Nossa Senhora da Oliveira, a voz majestosa do grande órgão histórico de 1831-1841 acompanha a voz da grande soprano Elisabete Matos, a mais consagrada cantora lírica portuguesa do nosso tempo.

O evento oferece ao grande público a fruição do repertório lírico de temática mariana da época do órgão, adequado às características vocais e dramáticas da grande solista.

A voz majestosa do grande órgão histórico de 1831-1841 acompanha a voz da grande soprano Elisabete Matos, a mais consagrada cantora lírica portuguesa do nosso tempo, refere Nuno Mimoso, músico, organista e pianista.

📸 Direitos Reservados

O andor com a imagem de Nossa Senhora da Oliveira, engalanado para a procissão de 14 e 15 de Agosto pelas ruas da cidade de Guimarães, será disposto no lugar da presidência, sob o arco cruzeiro.

Deste modo, simbolicamente a mãe espiritual dos cristãos presidirá ao concerto, que se desenvolve num caminho de oração cantada, partindo da lírica verdiana, passando pelos temas sacros mais conhecidos do grande público – Ave Maria de Gounod, Panis Angelicus de Franck – culminando na súplica a paz, perante o actual cenário de guerra às portas da Europa.

📸 Direitos Reservados

© 2022 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

- publicidade -
- publicidade -
- publicidade -

Leia também