3.5 C
Guimarães
Quinta-feira, Dezembro 12, 2024

Música: um Guimarães Allegro em diversos palcos e propostas musicais

Economia

Há quatro andamentos, em destaque, neste festival de música erudita que, acontece anualmente, já em pleno Verão.

O primeiro destaque é o de se poder ver o festival em diversos locais da cidade, de 10 a 13 de Julho. “Do mercado municipal à praça da Plataforma das Artes, há música em andamento ligeiro, ideal para aproveitar a cidade em tempos quentes de Verão” – salienta uma nota do Município.

PUB

Os locais públicos da cidade berço serão os palcos privilegiados para receber o talento emergente, mas também projectos consolidados do panorama clássico da região norte de Portugal. No Guimarães Allegro 2024, na sua nona edição, celebram-se os 500 anos do nascimento de Camões, os 100 anos do nascimento de Joly Braga Santos, os ritmos quentes de Astor Piazzolla ou o legado cinematográfico do inconfundível John Williams

Em ‘palco’ passarão projectos que prometem quebrar barreiras ideológicas e democratizar o acesso à música clássica, como Slide Bones Symbiosis Klezmer Kafé ou Ibertrio.

O segundo destaque vai para a inclusão no programa das provas finais dos Prémios Jovens Músicos da Rádio e Televisão de Portugal, o mais antigo e importante concurso de música erudita português, no Teatro Jordão.

O Município de Guimarães, com a Antena 2 irá co-organizar, o mais antigo e importante concurso de música erudita em Portugal. A 37ª edição dos prémios Jovens Música, que conta ainda com inscrições abertas a músicos portugueses ou a músicos estrangeiros residentes em Portugal há mais de três anos, ou que estejam matriculados em estabelecimentos de ensino nacionais no ano lectivo de 2023/2024. 

© Direitos Reservados

Acontece entre os dias 10 e 14 de Julho, e apresentará as provas finais de Música de Câmara (níveis médios e superior), tuba/eufónico (superior), fagote nível (médio), oboé (superior), violoncelo (médio), violino (superior), música barroca e de canto (superior).

O terceiro destaque é ainda a inclusão, nesta festa, e a possibilidade de participação de projectos locais deste tipo de música onde marcarão presença ensembles e colectivos do concelho vimaranense, como os Jovens Cantores de Guimarães, Orquestra Juvenil do Conservatório de Guimarães, Quinteto de Metais da Banda Filarmónica de Moreira de Cónegos, Quarteto de Cordas de Guimarães, Ensemble de Clarinetes da Banda Musical das Taipas, entre outros. 

O quarto e último andamento deste festival de música erudita, para além do seu cartaz diversificado e convidativo é a (re)descoberta de lugares inusitados, de que são exemplo os jardins interiores da biblioteca municipal Raúl Brandão, do posto de turismo de Guimarães ou do Museu de Alberto Sampaio, o Convento de Santa Rosa Lima (também conhecido como o antigo Convento das Dominicas) ou as zonas exteriores do icónico Teatro Jordão.

As condições meteorológicas adversas, levaram a alterações nos locais. Assim, hoje, 10 de Julho, o Slide Bonés Symbiosis, realiza-se no Paço dos Duques de Bragança (sala da Duquesa); o concerto da Orquestra de Guimarães, de amanhã, realizar-se-á na igreja de São Francisco, pelas 22h00.

O Guimarães Allegro tem entrada livre e gratuita e toda a programação poderá ser acompanha, aqui.

© 2024 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Escreva o seu comentário!
Please enter your name here

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias