25.1 C
Guimarães
Sexta-feira, Julho 19, 2024

Impacta: Município atribui mais de 300 mil euros a projectos artísticos para primeiro semestre de 2023

Economia

O Município de Guimarães revela os resultados do programa Investimento Municipal em Projectos e Actividades Culturais, Territoriais e Artísticas para o primeiro semestre de 2023 com várias dezenas de projectos apoiados. Ao todo, o investimento é de 313,933€, um dos mais altos alguma vez atribuídos para a área da cultura num único semestre. A este valor, acrescem cerca de 13.000€ de projectos transitados de 2022 para 2023, que requereram o adiamento do prazo de execução do projecto.

Ao primeiro Impacta do novo ano concorreram cerca de 200 associações e artistas de Guimarães, pelo que foram seleccionados mais de 100 projectos artísticos de vários pontos do concelho. Os programas cujo valor foi atribuído para este semestre serão implementados em conformidade com os modelos apresentados.

Para os primeiros seis meses de 2023 foram atribuídos sete apoios financeiros a planos anuais de actividade, 21 projectos pontuais, seis apoios financeiros de investimentos, cinco planos de artes visuais e curadoria, seis entidades para projectos de artes performativas, dois de composição musical, sete montantes para produções literárias, musicais e videográficas (em suportes físicos e digitais), dois projectos artísticos de circulação nacional e internacional, 44 programas que vão circular pelo concelho e um projecto de investigação.

Estas verbas serão disponibilizadas aos artistas e colectivos seleccionados através da apresentação dos seus programas já definidos, tendo por base um apoio inicial até 50% do valor atribuído, sendo que o restante valor será entregue aquando da conclusão ou da apresentação do projecto.

O Impacta é uma ferramenta de apoio às artes do Município de Guimarães em vigor desde o início de 2020 e que veio substituir o antigo RMECARH, com modelos de apoios financeiros a diversas áreas culturais e também a artistas em nome individual.

📸 Direitos Reservados

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias