15.1 C
Guimarães
Segunda-feira, Julho 15, 2024

Humús: um programa de “cruzamento” da leitura com artes e desporto

Economia

O Festival de Leitura de Guimarães está de volta e vai reunir mais de 30 convidados entre os dias 7 e 12 de Março. O Húmus traz uma agenda que junta o livro e a literatura a outras áreas da cultura, tendo como epicentro a Biblioteca Municipal Raul Brandão, cujo aniversário se assinala. Os formatos são diversos, desde conversas, a apresentações de livros, oficinas, música, exposições, entre outros.

A nova edição do festival literário homenageia Joaquim Santos Simões e reúne figuras como Álvaro Laborinho Lúcio, Capicua, Carlos Daniel, Carlos Tê, Inês Pedrosa, João Reis e Ondjaki. Com curadoria de Afonso Cruz, o Húmus apresenta um cartaz com iniciativas para crianças e adultos, incluindo áreas como o teatro, o desporto, o cinema e a música.

“Trazer o Húmus à terra para que possa fertilizar, é o que acontecerá neste cruzamento interdisciplinar.”

Adelina Pinto, responsável pela Biblioteca, sublinhou o forte pendor interdisciplinar que o Húmus vai imprimir, na edição deste ano. “Trazer o Húmus à terra para que possa fertilizar, é o que acontecerá neste cruzamento interdisciplinar, numa altura em que comemoramos o 31º aniversário da Biblioteca Raul Brandão, e o 100º aniversário do nascimento de Joaquim Santos Simões, também ele um homem de várias disciplinas, como o teatro, o cinema, os livros”, referiu a vereadora.

O arranque do festival que assinala também o 31º aniversário da Biblioteca Raul Brandão acontece com uma performance musical intitulada Dedicatória, da autoria de Óscar Ribeiro, à qual se segue a entrega de prémios do concurso Instantes Criativos – escrita criativa e ilustração que envolve a Rede de Bibliotecas Escolares. Escrevo como Canto é o mote da primeira conversa, no dia 7 de Março, que abordará a relação entre poesia e música e que contará com a presença de Carlos Tê e Capicua, a que se seguirá uma performance em que serão lidas letras de canções conhecidas. No dia 8 de Março, às 21h00, haverá uma sessão dedicada à literatura, com duas crianças a entrevistar Inês Pedrosa e Ondajki, a partir de um guião de Laborinho Lúcio.

A 9 de março, às 21h00, a conversa terá o tema O Som e os Filmes, com o actor João Reis, o técnico de som Miguel Lima e o realizador Tiago Guedes, a que se seguirá uma projecção de filmes mudos com acompanhamento ao vivo a cargo da pianista Catherine Morisseau. No dia 10 de Março, às 18h30, Carlos Daniel e Rui M. Silva vão dialogar sobre o uso da palavra teatral como o equivalente à mentira, tendo o futebol como pano de fundo. O painel chama-se A Finta, A Fita e a Mentira.

Sobre Joaquim Santos Simões, o homenageado desta edição, O Húmus – Festival Literário de Guimarães junta-se às comemorações do centenário do seu nascimento, referência incontornável da área da cultura. As actividades como a Hora do Conto e Contos com História serão dedicadas a Santos Simões, e a sessão de domingo, 12 de Março, Traz um Amigo Também, terá como tema a figura homenageada deste ano e Raul Brandão.

O edifício central da biblioteca será o palco principal desta edição, mas haverá actividades nos outros polos. Em modo de pré-evento acontecerá ainda a oficina plástica Raul Brandão Existiu?, com o escultor Nuno Machado, no Sábado, 4 de Março.

Criado em 2017, a propósito dos 150 anos do nascimento de Raul Brandão, o Húmus – Festival Literário de Guimarães é uma organização da Câmara Municipal de Guimarães com produção executiva da The Book Company. Um evento que pretende dar destaque ao papel determinante da vida e obra de Raul Brandão para a cultura portuguesa, em geral, e para o enriquecimento intelectual de Guimarães, em particular. Tudo isto no contexto de uma programação multidisciplinar que envolve a comunidade local e aposta também em convidados de renome.

📸 Direitos Reservados

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias