19.5 C
Guimarães
Segunda-feira, Julho 15, 2024

Guimarães: pianistas em conferência internacional

Decorrerá desde ontem até 4 de Setembro a 44th International EPTA (European Piano Teachers Association) Conference, no Teatro Jordão.


Sob o lema Piano Teaching and Performing: Renewal After the Pandemic (“Ensino e Performance do Piano: Renovação Depois da Pandemia”), a organização espera cativar todos os cerca de cento e cinquenta participantes de todo o mundo para uma partilha e reflexão das metodologias de ensino e aprendizagem do piano, e das experiências pedagógicas e pianísticas durante o período de confinamento, nomeadamente com a imposição do ensino à distância e o interregno de todos os concertos.

O histórico Teatro Jordão, recentemente restaurado e remodelado, sediará este Congresso.

📸 Município de Guimarães

O programa cultural e social inclui um cocktail de boas-vindas e concerto com Mário Laginha e Camané, nos jardins do Museu Alberto Sampaio, um concerto da Orquestra de Guimarães sob a direcção de Vítor Matos tendo como solista o pianista António Rosado no concerto nº 2 de Rachmaninov, este também aberto ao público no Centro Cultural Vila Flor, no dia 2 de Setembro, pelas 21h30, e um Jantar de Gala na Pousada Mosteiro de Santa Marinha, com um concerto de música tradicional portuguesa proporcionado pelo trio de Daniel Pereira Cristo.

📸 Município de Guimarães

Fundada em 1978, por Carola Grindea, em Londres, a EPTA-Europe é a associação-mãe de todas as delegações europeias da EPTA (European Piano Teachers Association).

Todos os anos é realizada uma Conferência Internacional que reúne todas as delegações europeias, e é organizada por um país anfitrião.

A EPTA-Portugal foi assumida em 2014 pela associação EPTA-LUSA – Associação de pianistas e professores de piano. Ao longo de oito anos a EPTA-Portugal já realizou seis edições do Encontro Nacional, evento onde reúne investigadores, pianistas e professores de piano, num espaço de reflexão sobre os desafios que enfrentam hoje na sua profissão.

O congresso conta com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães, o Teatro Jordão, a Sociedade Musical de Guimarães e o Conservatório de Música.

📸 EPTA-Portugal

© 2022 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER
PUBLICIDADE • CONTINUE A LER
PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Leia também