25.1 C
Guimarães
Sexta-feira, Julho 19, 2024

GUIdance: segunda parte do festival começa hoje

Economia

Nesta segunda semana da 12ª edição do GUIdance, há muito para ver e participar em vários espaços de Guimarães percorridos pelo festival – Centro Cultural Vila Flor (CCVF), Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG), Teatro Jordão, Casa da Memória e escolas -, incluindo cinco espectáculos, masterclasse, debate, visitas às escolas, uma exposição, duas conversas pós-espectáculo, um filme e a exibição do registo integral do espectáculo Endless com conversa no final.

É já às 21h30 desta Quarta-feira, 8 de Fevereiro, que sobe a palco Carcaça de Marco da Silva Ferreira. Neste trabalho, o coreógrafo e bailarino português usa a dança como ferramenta para pesquisar sobre comunidade, construção de identidade colectiva, memória e cristalização cultural. Esta coreografia – que parte inicialmente de footwork saltado como motor agitador e acelerador – desenha progressivamente um corpo vibrante, rebelde e carnavalesco, a bordo de um elenco de 10 performers que formam um colectivo que pesquisa sobre a sua identidade conjunta num fluxo físico, intuitivo e despretensioso do corpo, da dança e de construção cultural.

Neste espectáculo, os sons físicos são acompanhados ao vivo pela bateria de João Pais Filipe e a música electrónica de Luís Pestana, uma trilha sonora acelerada que interliga referências da música tradicional, da música pós-moderna e da música de clubbing.

Após o espectáculo Carcaça, decorrerá uma talk com Marco da Silva Ferreira. As talks são uma via aberta para uma conversa com os criadores que marcam encontro com o público após os respectivos espectáculos, para um momento de proximidade descontraído e interactivo. O momento mais circular e horizontal do festival, onde o público se relaciona com os artistas de forma directa.

📸 José Caldeira

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias