14.5 C
Guimarães
Terça-feira, Julho 16, 2024

Festa da Primavera: Guimarães recebe a nova estação com várias actividades

Economia

No Domingo, 26 de Março, Horta Pedagógica de Guimarães recebe mais uma Festa da Primavera, organizada anualmente pelo Laboratório da Paisagem, com o apoio do Município de Guimarães – este ano, também em parceria com a Tempo Livre.

Devido às condições meteorológicas apontadas para este fim de semana, a grande maioria das actividades programadas para Sábado realizam-se no Domingo, mantendo-se as mais de 30 sugestões, distribuídas por vários espaços. Ainda assim, o espectáculo de Nina Toc Toc, integrado no programa do evento, não sofreu alterações e irá realizar-se este Sábado, tal como anunciado previamente. O concerto decorre às 17h00 e os bilhetes, disponíveis entre os 15 e os 25 euros, estão à venda nos locais habituais.

Uma das prioridades da Festa da Primavera 2023 é alertar para a questão do desperdício alimentar. Para tal, o certame destaca a actividade 360.come. Trata-se de uma casa que, no seu interior, integra um holograma, através do qual os visitantes podem encontrar informação, de forma inovadora e didáctica, sobre esta questão.

O espaço Ciência também vai proporcionar momentos pedagógicos para todas as idades, como o workshop de iniciação à fotografia de vida selvagem. O momento vai decorrer no domingo (26 de Março), às 09h30, e terá uma breve parte teórica com uma introdução à fotografia de vida selvagem, onde serão abordados os parâmetros básicos, métodos e técnicas e princípios de ética. Depois, os participantes terão a oportunidade de colocar em prática algumas das técnicas aprendidas, procurando na Horta Pedagógica, e área envolvente, “modelos fotográficos animais”.

Para os que quiserem incorporar práticas mais sustentáveis na cozinha, não faltará inspiração com dois showcookings de duas referências gastronómicas vimaranenses: António Loureiro (chef do restaurante A Cozinha, com uma estrela Michelin); e com a equipa do restaurante Cor de Tangerina. As famílias serão também desafiadas a participar num concurso gastronómico, formato MasterChef, conduzido pelo chef Tiago Silva.

Ainda no Domingo, no espaço Piquenique, os participantes serão, eles próprios, os chefs na preparação de uma sopa comunitária, para a qual são convidados a contribuir, também, com os ingredientes necessários. Este espaço, uma verdadeira praça de alimentação ao ar livre, será ocupado por food trucks, que incluem um restaurante ambulante de crepes confeccionados na hora e um forno solar de pizza.

Uma outra oportunidade para participar no evento – e, simultaneamente, para ajudar no combate ao desperdício alimentar – é o passeio de bicicleta Pedalar para Alimentar, promovido pela Erdal, no qual cada inscrito deverá levar um bem não perecível, a doar posteriormente à Refood Guimarães. A associação – dedicada à recolha de alimentos que iriam para o lixo e, consequentemente, à sua redistribuição por aqueles que mais precisam – terá uma banca no Mercadinho, um espaço destinado à venda de produtos biológicos e locais.

📸 Direitos Reservados

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias