19.3 C
Guimarães
Sexta-feira, Abril 12, 2024

Expansão Portuguesa: curso online promovido pelo Museu de Alberto Sampaio

Economia

O Museu de Alberto Sampaio e a sua Associação de Amigos vão organizar mais uma formação à distância. O curso terá como tema ‘Uma monarquia hispânica e atlântica: os primórdios da Expansão Portuguesa (séculos XIV-XV)’ e será leccionado pelo professor doutor Luís Carlos Amaral, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

A formação inicia-se já no dia 28 de Fevereiro e vai prolongar-se até 27 de Março, com sessões semanais a realizar às Quartas-feiras, através de vídeo-conferência.

O objectivo do curso é apresentar uma síntese sobre os primórdios do “vasto e complexo processo” que projectou um pequeno país, com escassos recursos humanos e materiais e ainda em fase de consolidação, para a vanguarda da fase inicial da grande expansão europeia da época moderna.

© Direitos Reservados

As inscrições podem ser feitas através do email formacaomas@gmail.com. A frequência do curso tem o custo de 70€.

O programa do curso versa as matérias relacionadas com a crise global à escala europeia; o reino de Portugal entre os finais do século XIV e a centúria seguinte; as campanhas militares em território marroquino e a tentativa de criar um domínio estruturado no norte de África; entre o mar e o oceano: do mediterrâneo ao atlântico.

São também temas o povoamento dos arquipélagos atlânticos e a exploração da costa ocidental africana e a parte das “Tormentas” à “Boa Esperança”, terminando com a chegada à Índia e ao continente americano.

As sessões vão realizar-se a 28 de Fevereiro e dia 6, 13, 20 e 27 de Março de 2024 (Quartas-feiras) e o horário será das 18h00 às 19h30.

© 2024 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias