32.3 C
Guimarães
Quarta-feira, Julho 24, 2024

Excentricidade: já tem programação para Maio

Economia

O Excentricidade, programa de descentralização cultural do Município de Guimarães, promove iniciativas culturais e artísticas que estimulam o envolvimento das comunidades locais.

A Ondamarela e a Comunidade de Barco apresentam a performance musical Do que um Homem é Capaz, uma residência artística que se inspira no legado da obra de José Mário Branco e no património imaterial da freguesia e dos seus habitantes. A iniciativa acontece no auditório do Grupo Cultural e Recreativo de Barco, no Sábado, 13 de Maio, com entrada gratuita e classificação etária de maiores de seis anos. Com a participação das comunidades locais, a performance musical aborda questões sobre a relação das pessoas com o lugar onde vivem, as angústias e as vontades em comum.

📸 Direitos Reservados

A Ondamarela, uma estrutura artística sediada em Guimarães e em actividade desde 2015, promove práticas participativas e criação artística comunitária em diversas áreas, como performances de comunidade, programação cultural, oficinas educativas e jogos. A empresa trabalha com organizações em Portugal e no exterior e foi galardoada com o Prémio Acesso Cultura 2019 – Acesso Social e Intelectual.

Já no Sábado, 20 de Maio, o salão paroquial de Ronfe recebe a peça de teatro Verdadeira Tragédia de Pedro e Inês, apresentada pela Companhia Jangada Teatro. A entrada custa 1€, sendo gratuita para crianças até aos 12 anos. A classificação etária é maiores de seis anos e a duração da peça é de aproximadamente 60 minutos. A história narra a mais bela e trágica história de amor de Portugal, iniciada quando o Infante Dom Pedro conhece a fiel dama de companhia de Dona Constança Manuel, Inês de Castro.

A Jangada Teatro foi fundada em 1999, com o objectivo de elevar o nível cultural da região geográfica onde está inserida. Em 2002 alargou a pesquisa artística às formas animadas, tendo desenvolvido de forma mais consistente o trabalho com marionetas. A fusão do trabalho do actor com as marionetas e a música ao vivo, tem vindo a revelar-se uma das grandes mais-valias do projecto Jangada Teatro.

📸 Direitos Reservados

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias