20.1 C
Guimarães
Sábado, Abril 20, 2024

Engenharia: consórcio de escolas tem nova direcção

Pedro Arezes, presidente da Escola de Engenharia da UMinho, foi indicado para responsável da direcção executiva do Consórcio das Escolas de Engenharia, para o biénio 2022/24.


O Consórcio de Escolas de Engenharia (CEE) – junta as congéneres das universidades do Minho (EEUM), Porto (FEUP), Aveiro (UA), Coimbra (FCTUC), Lisboa (Técnico-UL) e Nova de Lisboa (FCT Nova) e Pedro Arezes sucede no cargo a João Falcão e Cunha.

Na reunião que se realizou em Coimbra, abordou-se também os projectos de maior dimensão em curso, nomeadamente o protocolo com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia para 20 bolsas anuais de doutoramento no âmbito do Centro UNESCO Ciência LP, o lançamento a curto prazo de um curso online aberto e massivo (MOCC) em Sistemas de Informação e Engenharia de Software e, ainda, o recente acordo com a idD – Portugal Defence e a sua Academia Aeronáutica de Portugal, que incluirá o CEE entre os parceiros.

📸 Da esquerda para a direita: João Falcão e Cunha (FEUP), Vítor Hugo Fernandes (FCT Nova), Paulo Vila Real (UA), Maribel Yasmina Santos (EEUM), Paulo Oliveira (FCTUC), Pedro Arezes (EEUM) e Virgílio Cruz Machado (FCT Nova).

Face a estes projectos e ao “elevado empenho” de todos os participantes no CEE, Pedro Arezes considera que as expectativas para este biénio são muito promissoras. “É neste fórum de partilha entre as escolas que encontraremos soluções abrangentes e equilibradas para a promoção da formação e, não menos importante, da investigação e inovação nas diversas áreas da engenharia”, refere.

“A resposta que as escolas oferecem aos desafios será mais equilibrada e ponderada”.

“É também na partilha e na procura de um entendimento comum, pese embora as diferenças entre os membros do consórcio, que a resposta que as escolas oferecem aos desafios será mais equilibrada e ponderada. Espero, por isso, que o consórcio se possa manter dinâmico e atento aos desafios que se nos colocam, promovendo activamente a engenharia no país e fora dele”, acrescenta.

O CEE foi constituído em Julho de 2019 e integra seis das principais Escolas de Engenharia portuguesas, promovendo actividades conjuntas sobre a formação superior, a investigação e a inovação na engenharia em Portugal, nos países lusófonos e noutros territórios do mundo, contribuindo para o progresso da área nas suas várias vertentes e para o reconhecimento nacional e internacional da engenharia portuguesa.

Pedro Arezes doutorou-se em Engenharia de Produção e Sistemas e desenvolveu trabalhos de pós-doutoramento na TU Delft (Holanda), no MIT e na Universidade de Harvard (ambos nos EUA). O professor catedrático e presidente da EEUM coordena o grupo Ergonomia e Factores Humanos do Centro Algoritmi e é também director do programa MIT Portugal.

📸 Direitos Reservados

© 2022 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER
PUBLICIDADE • CONTINUE A LER
PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Leia também