17.8 C
Guimarães
Sexta-feira, Abril 19, 2024

Centenário de Santos Simões: Comissão Organizadora da Comemoração iniciou funções

Economia

Representantes do Município de Guimarães, da família de Santos Simões e de 17 instituições de Guimarães, acompanhados por seis individualidades, assinaram na manhã de Sábado, o documento que formaliza a constituição da Comissão Organizadora da Comemoração do Centenário do Nascimento de Joaquim Santos Simões.

“Muito do prestígio de várias associações de Guimarães a ele se deve.”

Nas intervenções protocolares, o presidente da Câmara, Domingos Bragança, destacou a importância de Joaquim Santos Simões na vida cívica e cultural de Guimarães, bem como a coragem e os fortes princípios democráticos que fizeram da sua vida uma vida de luta pela liberdade, justiça e solidariedade. “Santos Simões destacou-se muito na sua actividade associativa, cultural e cívica. Muito do prestígio de várias associações de Guimarães a ele se deve”, disse o edil, recordando a Medalha de Ouro da Cidade que o Município de Guimarães lhe atribuiu, em 1991, e o Grande Oficialato da Ordem do Infante D. Henrique atribuído pela Presidência da República, em 1996.

O vereador da Cultura, Paulo Lopes Silva, destacou o homem e o seu trabalho. “É impossível pensar em Guimarães, que é Património Cultural da Humanidade e foi Capital Europeia da Cultura, sem pensar em Santos Simões”, frisou. O vereador referiu que durante o ano será realizado um conjunto de eventos que prestará a devida homenagem a alguém que trabalhou para que Guimarães, independentemente da vontade política, pudesse afirmar-se como “Cidade de Cultura”.

Isabel dos Santos Simões agradeceu a todos os que aceitaram pertencer à Comissão Organizadora da Comemoração do Centenário, e destacou o carácter humano, solidário, ético e corajoso de seu pai. A finalizar a sua intervenção, Isabel dos Santos Simões leu uma mensagem que seu pai deixou aos netos, que termina com a frase: “se não puderem ser solidários, sejam pelo menos humanos”.

A Comissão Organizadora da Comemoração do Centenário do Nascimento de Joaquim dos Santos Simões é composta pelas seguintes entidades e individualidades:

Município de Guimarães (representado pelo vereador da Cultura, Paulo Lopes Silva), Família de Santos Simões (representada por sua filha, Isabel dos Santos Simões), Agrupamento de Escolas Santos Simões, Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, Associação de Estudantes da Universidade de Coimbra, Biblioteca Municipal Raul Brandão, Casa Família Oliveira Guimarães, Cercigui, Cineclube de Guimarães, Círculo de Arte e Recreio, Comissão Promotora das Comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril e de Homenagem aos Democratas de Braga (representada por César Machado e Wladimir Brito), Convívio – Associação Cultural, Escola Secundária Francisco de Holanda, Freguesia de Espinhal, Infantário Nuno Simões, Município de Penela, Sociedade Martins Sarmento, Sociedade Musical de Guimarães, Universidade do Minho, António Emílio, Carlos Poças Falcão, Gama Brandão, Henrique Barreto Nunes, José Manuel Mendes e Fernando Capela Miguel.

📸 Direitos Reservados

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias