16.7 C
Guimarães
Sexta-feira, Outubro 11, 2024

Casa de Margaride: doa colecção de menus ao Município

São exemplares guardados pelo 1º Conde de Margaride que alguns herdeiros adquiriram na herança de Dona Helena, e que datam de 1836 em diante.


A colecção que agora a Casa de Margaride doa ao Município reúne exemplares guardados pelo 1º Conde de Margaride: Luís Cardoso Martins da Costa Macedo (1836;1919), pelo 2º Conde: Henrique Cardoso de Macedo Martins de Menezes (1868;1933), por José Cardoso de Martins e Menezes – Conde de Margaride (1895;1950) e por sua filha Dona Helena Maria Corrêa de Barros Cardoso de Macedo e Menezes (1929;2020), e abrange um intervalo cronológico de cerca de 130 anos, abraçando assim os últimos três séculos.

“Encerra um manancial de informação, logo um importante veículo para a produção de conhecimento”.

“Esta singular colecção retrata quer a estética, quer a gastronomia, quer a sociedade, quer a heráldica e quer ainda a tipografia, tudo de um modo particularmente fluído e formoseado, desde o final do século XIX até aos alvores do século XXI, e, nessas dimensões, encerra um manancial de informação, logo um importante veículo para a produção de conhecimento” – revela José Couceiro da Costa, um dos actuais residentes na famosa Villa Margaridi.

Esclarece ainda que “o horizonte temporal desta colecção permite-nos também o cruzar dos tempos na linha do tempo, permite-nos ainda perceber que marcas de um quotidiano se podem transformar marcos da passagem do tempo, e é este valor cultural que o tempo aduz a estes objectos de mesa”.

Por outro lado, numa óptica local, esta colecção para além de ser a única a ter todos os menus dos banquetes régios oferecidos pelo 1º Conde de Margaride aos sucessivos Reis, sempre que se hospedaram na sua Casa do Carmo, engloba também um importante e interessante conjunto de peças que fielmente situam esta personalidade ímpar de Guimarães no panorama da Corte Portuguesa no último quartel do século XIX.

Também os menus, convites, programas de teatro, programas nicolinos, espelham de um modo muito interessante a elite vimaranense, da viragem do século à República, e assim a vida do 2º Conde de Margaride nas suas múltiplas funções políticas e sócio-caritativas.

Paralelamente o acervo reunido pelo 3º Conde Margaride retrata quer as suas relações sociais em Guimarães e no Porto bem como as da sua distinta carreira militar.

Finalmente os exemplares juntos pela responsável desta colecção, Dona Helena Margaride, evidenciam as vivências de uma senhora solteira, que plasma a sua condição de genealogista e historiadora para além das suas imensas relações familiares.

A cerimónia de doação deste espólio ocorre, hoje, a partir das 15h00 na Villa Margaride, em Mesão Frio, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Guimarães, a vice-presidente e a directora do Arquivo Municipal de Alfredo Pimenta.

O professor Doutor Gonçalo de Vasconcelos e Sousa, professor catedrático da Escola das Artes da UCP, estará também presente na cerimónia na qualidade de futuro responsável pelo estudo científico e proposta de edição da presente colecção de menus.

📸 GA!

© 2022 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER
PUBLICIDADE • CONTINUE A LER
PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Leia também