9.4 C
Guimarães
Terça-feira, Fevereiro 7, 2023

CAAA: Exposição “Universos em Viagem”

Economia

A exposição de Maria José de Oliveira, com curadoria de Paula Parente Pinto, será inaugurada amanhã, dia 12, pelas 15h00, no Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura (CAAA). 


Maria José Oliveira acredita na transformação cíclica de todos os elementos, por isso, tem a capacidade de fazer ressurgir objectos e sentidos que engendram inesperados cruzamentos entre universos. 

O seu resgatar constante das coisas imperceptíveis, das coisas sem valor, ou das coisas que acontecem contra a nossa vontade, lembra-nos que a supressão de qualquer ser, objecto ou resíduo, por mais superficial ou inútil que pareça, destrói as continuidades entre vários universos. É sobre este resgate transformador do quase invisível, que se constrói esta exposição Universos em Viagem.

A artista nasceu em Lisboa em 1943. Em 1967 fez pesquisa de fornos de chão em Ribolhos, Viseu, com Mestre Albino, um dos últimos oleiros arcaicos. 

O interesse pela cerâmica levou-a a realizar o curso no IADE entre 1973 e 1976. Frequentou, ainda, o curso de escultura do Ar.Co em 1978/79, onde entre 1991 e 1997 foi professora convidada no Departamento de Cerâmica. 

Maria José Oliveira expõe individualmente desde 1987 e em 1996 foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian, com a qual preparou a exposição Dimensões – Da Vida da Terra, exposta no Museu de arte antiga, em 1999. 

A exposição Universos em Viagem tem entrada livre e ficará em exibição no CAAA até 31 de Dezembro. 

📸 Direitos Reservados

© 2022 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias