BIG: mulheres dão o tom à Bienal de Ilustração

Ilustradores juntam-se, em Guimarães, no final do ano em mais uma Bienal.


Estão abertas as inscrições para o Prémio Nacional BIG 2021, no contexto da 3ª edição da Bienal de Ilustração de Guimarães. Serão atribuídos vários prémios, de 500, 1000 e 5000 euros.

As inscrições podem ser formalizadas por artistas que desenvolvem a sua actividade profissional nas áreas da ilustração de imprensa, de livros e de cartazes culturais até 31 de Maio próximo. O modo de inscrição e o regulamento estão disponíveis no site.

“Este prémio visa premiar pessoas e artistas que tiveram uma obra marcante, mas transversal a vários saberes…”

O director artístico do evento, Tiago Manuel, anunciou que será atribuído um prémio carreira, a Cristina Reis, cenógrafa e figurinista no Teatro da Cornucópia. “Este prémio visa premiar pessoas e artistas que tiveram uma obra marcante, mas transversal a vários saberes. Esta é a altura de homenagear esta grande artista”, salientou, apontando o exemplo de Guimarães que dedica a edição deste ano às mulheres. Uma versão ilustrada inteiramente por mulheres de Os Lusíadas, será editada com a direcção literária da Professora Rita Marnoto. Neste contexto será promovida uma exposição das ilustrações originais realizadas para este propósito e que terá a curadoria do artista plástico António Gonçalves.

© Direitos Reservados

Adelina Pinto, vereadora da Cultura sublinhou “a forte presença do feminino nesta bienal” bem como a sua “perspectiva educativa” pela acção de “levar a arte às escolas na vertente da ilustração”, num tempo em que Guimarães “dá o exemplo de uma perspectiva cultural numa nova normalidade”.

A programação da BIG estender-se-á a vários espaços, com intervenção pública na área do Bairro C, e promoverá diversas acções que contemplam exposições, oficinas e um ciclo de palestras, em torno da ilustração. Uma exposição de André Letria, autor do desenho do cartaz da BIG 2021 e vencedor do grande prémio BIG 2019, será realizada no Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura (CAAA).

O ciclo de palestras dedicadas à ilustração e destinadas ao público em geral, alunos do ensino secundário e universitário e artistas interessados, contará com as intervenções de Sérgio Godinho (poeta, compositor e intérprete), Sara Figueiredo Costa (jornalista freelancer e crítica literária) e João Ramalho Santos (coordenador do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra e crítico literário de ilustração e banda desenhada).

Terão lugar ainda várias oficinas de ilustração, orientadas para as escolas do concelho de Guimarães.

A BIG é uma iniciativa da Câmara Municipal de Guimarães, decorrerá de 23 de Outubro a 31 de Dezembro de 2021, com a organização da cooperativa Motor – Produção Cultural, sob a direcção artística do artista plástico Tiago Manuel e Rui Bandeira Ramos assume a direcção técnica.

© 2021 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

- publicidade -
- publicidade -
- publicidade -

Leia também