23.4 C
Guimarães
Terça-feira, Julho 23, 2024

Arqus: ‘Conectando universidades’ é objectivo da conferência

Economia

A Universidade do Minho acolhe de 2 a 4 de Julho a conferência anual da aliança europeia Arqus, que junta mais de 250 professores, investigadores, estudantes e técnicos das nove universidades parceiras, entre outros convidados.

Esta quarta edição tem o tema ‘Conectando universidades, abordando desafios’ e insere-se no programa dos 50 anos da UMinho. O objectivo é acentuar a colaboração na comunidade Arqus, bem como junto de outras alianças europeias e stakeholders do ensino superior, enfrentando melhor os principais desafios no ensino, na investigação e inovação e no envolvimento societal.

PUB

O programa decorre no auditório A1 (edifício 1) do campus de Gualtar, em Braga, tendo entrada livre e também transmissão no youtube. A sessão de abertura é esta Terça-feira, às 09h00, com o ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, a coordenadora da Arqus, Dorothy Kelly, e o reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro.

Seguem-se três sessões plenárias com oradores como Elizabeth Gad, vice-presidente do Coalition for Advancing Research Assessment, Gemma Irvine, co-directora da Scholars at Risk Maynooth, e Pedro Teixeira, ex-secretário de Estado e director do Centro de Investigação em Políticas do Ensino Superior, entre outros. A partir das 16h00 estão previstas sessões paralelas no edifício 2 do campus, que prosseguem na manhã seguinte.

Sessões principais abertas ao público

Na Quarta-feira à tarde, destaca-se às 14h15 a inauguração de um monumento comemorativo dos 50 anos da UMinho, acima do pavilhão desportivo. A partir das 14h45, o auditório A1 recebe uma sessão plenária com representantes das alianças universitárias europeias CIVIS, ECIU, UNITE! e YUFE. Após um intervalo com sessão de posters, realiza-se às 16h30 a entrega de prémios de excelência no ensino, de inovação e de mobilidade verde, moderada pelo coordenador da Arqus na UMinho e pró-reitor Manuel João Costa.

A cerimónia de encerramento decorre pelas 17h15, com intervenções de Tore Li, conselheiro internacional da Arqus, Mireille van Poppel, directora do conselho executivo da Arqus, e Matthias Middell, vice-reitor da Universidade de Leipzig, a par de Dorothy Kelly e Rui Vieira de Castro.

Há também para ver duas exposições de alunos da professora Paula Trigueiros, da Escola de Arquitectura, Arte e Design: uma no edifício 1 com nove prismas representativos das universidades Arqus e outra na biblioteca com pequenos vídeos sobre boas práticas inclusivas daquelas nove academias. Na Quinta-feira prevê-se também várias visitas guiadas no campus e ao centro.

Campus de Gualtar, Braga. © Direitos Reservados

Reitores reunidos em Guimarães

Antes da conferência, realizou-se esta Segunda-feira um Retiro de Reitores, em Guimarães, que inclui a assinatura formal dos princípios e disposições governativas da Arqus, em vigor desde Março, e a discussão de questões ligadas à direcção estratégica desta aliança a médio e longo prazo.

A Arqus agrega 317 mil estudantes, 24 mil académicos e 15 mil técnicos das universidades de Granada (Espanha, coordenadora), Graz (Áustria), Leipzig (Alemanha), Lyon (França), Maynooth (Irlanda), Minho (Portugal), Pádua (Itália), Vilnius (Lituânia) e Wroclaw (Polónia). A Universidade Nacional de Kyiv-Mohyla (Ucrânia) é um membro associado. Esta aliança tem cofinanciamento da União Europeia e aspira a transformar o ensino superior, a investigação e a inovação europeus através de uma integração forte de políticas e planos de acção nos mais diversos níveis, avançando na concepção, teste e implementação de um modelo inovador de cooperação interuniversitária profunda.

© 2024 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias