Arquitectura: Paulo Cruz volta a presidir à Escola da UMinho

A posse acontece ao início da tarde, no campus de Azurém, e marca o início do mandato 2021/24.


O professor Paulo Cruz toma posse hoje, como presidente da Escola de Arquitectura Arte e Design da Universidade do Minho (EAAD).

A cerimónia realiza-se às 15h00, no auditório 1 da EAAD, no campus de Azurém, em Guimarães, e conta com a presença do reitor Rui Vieira de Castro. Para o triénio 2021/24, os vice-presidentes da EAAD são os professores Bruno Figueiredo, Carla Cruz e Ivo Oliveira.

Paulo Cruz nasceu no Porto em 1964 e vive em Guimarães. É professor catedrático de Construção e Tecnologia na EAAD, a qual já presidiu entre 2004 e 2011. É também presidente da Associação Internacional de Estruturas e Arquitectura (IASA), presidente do Instituto de Design de Guimarães, vice-presidente do Laboratório da Paisagem, investigador do Lab2PT – Laboratório de Paisagens, Património e Território e editor-chefe da revista científica “Architecture, Structures and Construction”.

📸 Direitos Reservados

Foi ainda pró-reitor da Universidade do Minho, presidente da plataforma UM-Cidades, director do Lab2PT, administrador executivo da Fundação Cidade de Guimarães e membro do Conselho Científico das Ciências Sociais e Humanidades da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Já venceu o “Prémio Thomas Fitch Rowland” da Sociedade Americana de Engenheiros Civis, nos EUA, o “Special Service Award” da Associação Internacional para a Manutenção e Segurança de Pontes, no Japão, e a medalha de ouro da Universidade Tecnológica de Wroclaw, na Polónia.

A EAAD possui cerca de 400 estudantes, 25 docentes de carreira, três investigadores contratados e sete técnicos, administrativos e de gestão.

Desenvolve múltiplos projectos nacionais e internacionais no ensino, investigação e interacção com a sociedade nas áreas de Arquitectura, Design do Produto e Artes Visuais. O seu edifício, da autoria de F. Távora e J. B. Távora, sedia entidades como o Lab2PT e o Centro de Estudos da Escola, que foi responsável pela requalificação do centro histórico de Guimarães, entre outras obras.

A EAAD começou por se designar Departamento Autónomo de Arquitectura (1996-2009) e depois Escola de Arquitectura (2009-2021), tendo sido já presidida pelos professores Carlos Bernardo, Paulo Cruz, Vincenzo Riso, Maria Manuel Oliveira e Pedro Bandeira.

📸 Direitos Reservados

© 2021 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

- publicidade -
- publicidade -
- publicidade -

Leia também