3.5 C
Guimarães
Quinta-feira, Dezembro 12, 2024

28 anos depois: A Grande Serpente volta a ser apresentada a 2 de Julho

Tornou-se um clássico no panorama dos espectáculos em Guimarães, depois que foi apresentada em 2 de Julho de 1994.


Agora, por impulso da Associação Artística Vimaranense (ASMAV), “A Grande Serpente”, escrita por Racine Santos, volta a ter Moncho Rodriguez como encenador.

A reencenação da peça em 2022 pretende ser um espectáculo que foi motor de um processo de participação e criação cultural colectiva que marcou Guimarães e deu à cidade e ao país nomes, hoje, consagrados nas artes dramáticas, como Vítor Hugo Pontes, José Eduardo Silva e Joana Ji Antunes, entre muitos outros. 

“A Grande Serpente”, foi o primeiro espectáculo criado pela Oficina de Dramaturgia e Interpretação Teatral (ODIT) numa iniciativa da Câmara Municipal de Guimarães, e que esteve na origem do que viria a ser a Companhia de Teatro Oficina, onde se incluía, entre outros elementos, a celebração e investigação da dança contemporânea, através da então denominada “Semana da Dança”.

© Direitos Reservados

“Este espectáculo seria o culminar de um processo de cinco meses de trabalho comunitário, que deixou marcas na cidade, nos vimaranenses e na comunidade de artistas dramáticos nacionais” – revela uma nota da ASMAV, a propósito da reencenação desta peça.

“Envolvendo activamente, como actores principais, a comunidade vimaranense”.

A ASMAV pretende reencenar esta obra, 28 anos depois da sua estreia, “seguindo o mesmo modelo de uma criação artística participativa, com ateliers de teatro, dramaturgia, criação cenográfica e encenação, novamente dirigidos por Moncho Rodriguez, com assistência de direcção de Francisco Silva (o actor que protagonizou o “Arão” da encenação originária), e envolvendo activamente, como actores principais, a comunidade vimaranense”.

As inscrições para a participação nas oficinas de formação e na encenação d’ “A Grande Serpente” encontram-se abertas até ao dia 26 de Março, através de formulário online.

Os ateliers de formação desenvolver-se-ão dois ou três dias por semana, das 19 às 21h30, na sede da ASMAV, na Rua de Gil Vicente, até à nova encenação d’ “A Grande Serpente”, a 2 de Julho de 2022, exactamente 28 anos após a sua estreia.

📸 A Oficina

© 2022 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

LEAVE A REPLY

Escreva o seu comentário!
Please enter your name here

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER
PUBLICIDADE • CONTINUE A LER
PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Leia também