17.8 C
Guimarães
Terça-feira, Março 21, 2023

Exposição: “Conversar. Entre o Corpo e a Palha”

Economia

Julie Lambert, ligou diversas realidades e apresenta um projecto sobre a Arte Têxtil Contemporânea em Palha.

Conversar. Entre o Corpo e a Palha é a exposição que esta Sexta-feira, 10 de Março, pelas 11h30, é inaugurada no Arquivo Municipal de Fafe e que resulta da residência artística concebida por Julie Lambert (Quebec, Canadá) para a bienal Contextile 2022, em Guimarães, e que teve a cooperação do Museu da Palha de Fafe e artesãs locais.

Assim, antes da sua deslocação para o Quebec, onde em Junho deste ano Julie Lambert levará esta exposição à BILP (Biennial International du Lin de Portneuf), torna-se obrigatório a presença em Fafe da exposição Conversar. Entre o Corpo e a Palha, pelo que ela representa para o território e para os artesãos locais.

Conversar. Entre o Corpo e a Palha insere-se nas iniciativas ‘Experimentar o Têxtil’, realizadas no território do Vale do Ave, com o propósito de ligar as diversas realidades do têxtil entre si e ligar os públicos e as comunidades aos processos de criação em torno do têxtil.

📸 Direitos Reservados

É também neste âmbito que Julie Lambert promove uma Residência Artística em Palha, de 11 a 24 Março, em Fafe. A artista canadiana, que se desloca para a montagem e inauguração da exposição Conversar. Entre o Corpo e a Palha, realiza durante cerca de duas semanas uma residência artística, em contexto e em co-criação com a comunidade de artesãos da palha de Fafe. O resultado artístico será apresentado no Arquivo Municipal, em espaço justaposto à exposição, no dia 24 Março de 2023.

Ainda durante a residência artística, Julie Lambert também irá realizar dois workshops tendo em vista o ensino e desenvolvimento da prática artística através da palha enquanto material. O primeiro, a realizar no próximo Sábado, dia 11 de Março (entre as 15h00 e as 18h00) no Arquivo Municipal, será direccionado a artistas e ao público em geral, e o segundo, a 17 de Março, realizar-se-á numa escola e direccionado a alunos (secundário, ensino artístico).

Esta é uma iniciativa do Município de Fafe e o conceito e a produção é de Ideias Emergentes, um projecto co-financiado pela DG Artes, do Ministério da Cultura.

📸 Direitos Reservados

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias