6.3 C
Guimarães
Quinta-feira, Dezembro 12, 2024

CIM do Ave: ‘Violência Doméstica e de Género’ em debate

Economia

A Comunidade Intermunicipal do Ave (CIM do Ave) organiza, em parceria com o Município de Guimarães, o encontro em rede ‘Boas Práticas sobre Violência Doméstica e de Género’

O evento vai reunir especialistas e profissionais de várias áreas para debaterem, em dois painéis complementares, estratégias de combate a este grave problema social, num debate que decorrerá na black box do CIAJG (Centro Internacional das Artes José de Guimarães), entre as 09h00 e as 12h00 de Quarta-feira, dia 27 de Novembro.

Susana Mota, técnica superior da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), vai falar sobre a rede nacional de apoio a vítimas de violência doméstica.

Segue-se Marta Coutada, da CIM do Ave, que abordará as estruturas de atendimento a vítimas de violência doméstica da CIM do Ave (RIAVVE). 

Olga Melo, da equipa multidisciplinar da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, encerra o primeiro painel com a experiência da UNIDAS – Rede Intermunicipal de Apoio à Vítima de Violência Doméstica do Douro, Tâmega e Sousa.

Mariana Gonçalves, investigadora e docente na Universidade do Minho, falará sobre a inter-seccionalidade na violência doméstica, em particular sobre as mulheres.

Marta Mendes, da APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima de Braga, abordará o tema da violência contra os idosos e Eduardo Alexandre, comissário da Polícia de Segurança Pública de Guimarães, irá explicar o papel da PSP na prevenção e investigação do crime de violência doméstica. 

Paula Oliveira, vereadora e conselheira municipal para a igualdade do Município de Guimarães, encerra o programa com a sua mensagem.

“A APAV divulgou que no primeiro semestre houve cerca de 15 mil crimes de violência doméstica, em Portugal, um aumento de 2% face ao ano passado. A sociedade tem de encontrar uma forma eficaz de combater e prevenir este flagelo, e todas as iniciativas que podem contribuir para uma maior sensibilização da população, como este encontro, são sempre muito bem-vindas”, realçou Marta Coutada.

© 2024 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Escreva o seu comentário!
Please enter your name here

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias