Mapa: vá num Metrominuto para todo o lado da cidade

Não precisa de levar o carro para ir de um lado ao outro da cidade, basta que adquira o bom hábito de caminhar…


O Metrominuto Guimarães é um mapa onde se pode ver que os vários locais de interesse, da cidade, podem ser vistos, numa caminhada.

Este mapa apresenta as distâncias entre vários locais de interesse e os tempos que se demora a percorrer, a pé, entre eles.

O novo instrumento, foi criado em 2011 na cidade espanhola de Pontevedra, como forma de incentivar a mobilidade pedonal, sobretudo em meio urbano, e contribuir para a redução dos movimentos pendulares, com recurso a veículos poluentes. 

O grande foco do Metrominuto Guimarães é contribuir para eliminar o tráfego excessivo de automóveis nas zonas centrais das cidades e incentivar ao bom hábito de caminhar, proporcionando assim uma melhoria da qualidade do ar na cidade e, inerentemente, da qualidade de vida.

📸 Direitos Reservados

O Metrominuto Guimarães assume-se como mais uma estratégia urbana para promover a saúde do planeta, a saúde individual e incutir um novo estilo de vida.

Será apresentado pelo Laboratório da Paisagem de Guimarães, amanhã, Quinta-feira (25 de Novembro), no Largo do Toural e contará com a presença da vereadora do ambiente da Câmara Municipal de Guimarães, Sofia Ferreira, bem como de alunos de escolas profissionais de Guimarães, que estiveram envolvidos na co-criação do mapa.

O Metrominuto Guimarães surge no âmbito do projeto Limp.Ar, financiado pelo Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e Acção Climática.

© 2021 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

1 COMENTÁRIO

  1. Excelente iniciativa. Explorar a ideia no contexto educativo na promoção do transporte ativo para as deslocações cada-escola, como forma de reduzir o tráfego rodoviário nos horários escolares, favorecendo uma mobilidade sustentável e o combate à obesidade infantil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

- publicidade -
- publicidade -
- publicidade -

Leia também