4.3 C
Guimarães
Sábado, Janeiro 28, 2023

Guarda Rios: Viver o Ave na lista das nomeações dos prémios de 2021

O trabalho do Movimento para a Protecção Ambiental e Promoção Patrimonial do Vale do Ave foi reconhecido pela GEOTA que o inclui na lista dos nomeados para os prémios de 2021.


A Associação Ambiental GEOTA criou um prémio destinado a destacar anualmente, a nível nacional, pessoas, grupos e instituições que se destaquem em implementar boas práticas na defesa e valorização dos rios, cursos de água e áreas ribeirinhas, que se denomina Guarda Rios.

O Rio Ave e toda a sua bacia hidrográfica são ainda rios com índices de poluição que afectam o seu uso uma vez que as suas margens estão subvalorizadas e subaproveitadas pelas populações.

Apesar disso ao longo do curso do Ave há um património histórico, molinológico, industrial, hidroeléctrico e religioso que valoriza as suas margens, que oferecem um potencial para o seu aproveitamento turístico e ambiental.

© Direitos Reservados

O Movimento Viver o Ave quer aproveitar esta nomeação para o prémio Guarda Rios, cuja atribuição pode ser uma alavanca mediática para a promoção de toda a bacia hidrográfica do Ave, assim como, para alertar as entidades competentes ao mais alto nível para a necessidade urgente de pôr um termo na poluição crónica das suas águas.

E pede aos cidadãos que votem neste projecto que nasceu nas margens do Ave e que pretende valorizar as águas e as margens em toda a bacia do Ave, Vizela e Este.

© 2021 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER
PUBLICIDADE • CONTINUE A LER
PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Leia também