16.7 C
Guimarães
Domingo, Dezembro 1, 2024

EcoBox: uma embalagem para combater o desperdício alimentar

Economia

Com a oferta de embalagens, os frequentadores de restaurantes podem recolher o que sobrar das suas refeições e trazê-los para casa.

É esta a forma de combate do desperdício alimentar encontrada pelo Município de Guimarães num projecto em que colaboram o Laboratório da Paisagem e a Vitrus Ambiente.

“Em Guimarães, fazer mais pelo ambiente é fazer menos, muito menos”. É este o mote do projecto EcoBox – Caixa de Desperdício Alimentar, apresentado, no âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, esta Segunda-feira.

“Numa fase inicial, o projecto será implementado nos estabelecimentos da zona do Bairro C, estendendo-se posteriormente a todo canal HORECA – hotéis, restaurantes e cafés – do Município” – salienta uma nota de imprensa.

A EcoBox estará disponível em dois tamanhos, de 750ml e 1250ml, sendo totalmente impermeável e adequada a alimentos e uma opção sustentável, assumindo-se como mais um passo de Guimarães para alcançar a neutralidade climática até 2030.

“Guimarães pretende, com projectos simples, implementar acções que contribuam para a alteração de comportamentos.”

Sofia Ferreira, vereadora do Ambiente e da Acção Climática da Câmara Municipal, referiu que “uma vez mais, Guimarães pretende, com projectos simples, implementar acções que contribuam para a alteração de comportamentos, rumo ao objectivo que nos une a todos, que é atingir a neutralidade climática até 2030”.

Carlos Ribeiro, Sofia Ferreira e Sérgio Castro Rocha. © Direitos Reservados

Sublinhou ainda que “as actividades dinâmicas desta semana são dirigidas às crianças, jovens e adultos, reforçando o sentimento e convicção de que sozinhos somos incapazes de fazer qualquer alteração – só envolvendo todos é que seremos capazes de fazer a diferença”.

“Esta é uma semana muito importante não só para dar a conhecer as boas práticas e projectos que temos vindo a desenvolver, mas também porque estamos mais próximos de conhecer o resultado da Capital Verde Europeia 2026, que será anunciado na próxima Quarta-feira, dia 27 de Novembro, em Valência”, concluiu a vereadora. 

Acções de educação ambiental nas escolas marcam a semana 

A Semana Europeia da Prevenção de Resíduos estende-se até Domingo, dia 24 de Novembro, com uma série de actividades que pretende sensibilizar os vimaranenses para o desperdício alimentar, redução de resíduos, reutilização de produtos e estratégias de reciclagem de materiais. 

Entre as iniciativas previstas, destacam-se as acções de educação ambiental, realizadas nas escolas do Município e no Laboratório da Paisagem, e para a campanha de recolha de roupas e têxteis que já não tenham uso, que serão redistribuídos em segunda mão ou reutilizados na criação de novos produtos.

O Município distribuirá sacos de apoio à actividade comercial fabricados a partir desses têxteis reutilizados, como forma de dar continuidade à missão de reduzir e eliminar os plásticos no Mercado Municipal. 

Além disso, está a decorrer, ao longo de todo o evento, a campanha solidária ‘Um saco e uma caixa contra o desperdício alimentar’, com o objectivo de recolher sacos e caixas para a Re-food Guimarães. 

Mais informações e o pedido da EcoBox estão disponíveis: aqui.

© 2024 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Escreva o seu comentário!
Please enter your name here

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias