11.1 C
Guimarães
Terça-feira, Fevereiro 7, 2023

Deucalion: energia renovável será produzida no Avepark

O Fundo de Apoio à Inovação e o Fundo de Eficiência Energética financiarão o projecto «Sustainable HPC» até 7,3 milhões de euros.


Foi durante o «Ciência 2021: Encontro Nacional com a Ciência e a Tecnologia», que o Ministro do Ambiente e Acção Climática, João Pedro Matos Fernandes, anunciou o apoio à supercomputação em 7,3 milhões de euros.

O projecto «Sustainable HPC», com uma duração de 24 meses, visa criar uma solução técnica que permita o funcionamento do supercomputador Deucalion, a instalar no parque de Ciência e Tecnologia de Guimarães – Avepark, com base em energia de origem renovável, parcialmente produzida no local.

Este projecto promove a sustentabilidade energética e a descarbonização da operação de supercomputadores segundo três pilares fundamentais: redução de consumo de energia eléctrica e implementação de medidas de eficiência energética; maximização do auto-consumo de produção de base renovável com gestão optimizada e preditiva dos recursos energéticos distribuídos; redução de desperdícios e reutilização dos mesmos.

© GA!

A realização deste projecto, alinhado com a Estratégia Nacional para a Computação Avançada, pretende colocar Portugal na liderança internacional da supercomputação com uma pegada ecológica mínima, através do desenvolvimento de um sistema capaz de analisar, de forma preditiva, com recurso a modelos de inteligência computacional, a disponibilidade de electricidade de origem renovável, optando em cada momento pela combinação de recursos conducente a uma operação livre de carbono.

O «Sustainable HPC» revela-se um projecto promissor e de vanguarda, com uma elevada componente de inovação tecnológica, capaz de avaliar e combinar tecnologias alternativas e criar uma solução de gestão integrada do sistema com características pré-industriais com elevado potencial de exploração. E permitirá uma poupança de 641 tep/ano de energia primária e uma diminuição de emissões de dióxido de carbono de 1.073ton/ano.

© 2021 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER
PUBLICIDADE • CONTINUE A LER
PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Leia também